Praia dos Artistas, Natal: Uma das mais populares de Natal

Localizada próxima ao centro de Natal, a Praia dos Artistas é um dos pontos mais procurados por turistas. E não à toa! O lugar é lindo, com muita coisa a se curtir e reúne moradores da cidade e visitantes do mundo todo.

Partindo do centro são cerca de 5 minutos de caminhada. Essa posição privilegiada, entre a Praia do Meio e a Praia da Areia Preta, faz da Praia dos Artistas o lugar ideal para quem quer um passeio rápido, sem complicação.

A Praia dos Artistas é um lugar completo.

Afinal, ela tem todo o movimento esperado em praias, mais as áreas tranquilas para os mais reservados.

As ondas fazem a festa dos surfistas. Os coqueiros, faixa de areia, piscinas naturais e outras belezas naturais são o cenário ideal para fotos.

Com tanta opção para aproveitar em um dos destinos mais procurados da capital do Rio Grande do Norte, fica difícil escolher.

Por isso, preparamos esse guia completo sobre a Praia dos Artistas para te ajudar! Confira abaixo todas as informações sobre o lugar, propício para todos os gostos.

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

Estrutura da Praia dos Artistas

serviço de praia na praia dos artistas
Créditos de Imagem: Ednda (TripAdvisor)

Por ficar próxima à cidade de Natal/RN, a Praia dos Artistas é de fácil acesso, sendo alcançada tranquilamente a pé, de bicicleta ou por carro e transporte público.

Algumas partes possuem calçadas próximas da areia, ótimas para qualquer pessoa caminhar enquanto observa o mar e sente o vento.

Na praia, a faixa de areia sem dunas também forma o lugar ideal para caminhadas leves à beira-mar.

O clima em Natal é quente o ano todo, e mesmo nas épocas mais chuvosas ainda há muitas oportunidades para pegar um Sol e se refrescar nas águas.

Águas essas, inclusive, muito limpas e cristalinas, e os mergulhos aqui são privilegiados.

As ondas são atrativos à parte, o que faz da Praia dos Artistas um ponto especial também para os surfistas.

Para os mais esportistas, as areias também são perfeitas para bater uma bola ou mesmo brincar com as crianças.

Estabelecimentos

Para quem curte ficar na praia enquanto come e se refresca com bebidas, aqui também é o lugar.

De fato, as várias barracas e restaurantes disponibilizam os petiscos que se esperam em uma praia, como camarão. Mesmo os lugares um pouco mais distantes são viáveis graças à localização da Praia dos Artistas.

Além disso, vendedores ambulantes também oferecem tudo o que você possa querer.

Lanches rápidos e todo tipo de souvenir e lembrancinhas, muitas confeccionadas por artistas ambulantes que, além de presente, fazem da sua arte o próprio show.

Destaque também para os hotéis e outras hospedagens do lugar. Existem diversas opções, próximas da areia, que cabem em todo orçamento e gosto pessoal.

Segurança

Quando o assunto é a segurança, a Praia dos Artistas é destaque, sem dúvida.

Por ser uma Área de Especial Interesse Turístico (AEIT), reconhecida pela sua importância no turismo nacional, ela possui sistema de vigilância por câmeras 24h por dia ao longo da praia.

Isso faz dela um dos lugares mais tranquilos para se visitar.

Não apenas para turistas, mas também para moradores que adoram frequentar a praia. Este aspecto também contribui para a segurança, pois grande parte da praia conta com um bom número de pessoas o tempo todo.

O ponto que se deve ter mais atenção durante a visita é com pedras que existem em alguns lugares da praia.

Elas podem atrapalhar a caminhada ou mesmo a natação. Por isso, é melhor buscar algum lugar mais seguro, principalmente perguntando aos moradores e nos estabelecimentos.

O que fazer na Praia dos Artistas Natal/RN?

dunas da praia dos artistas
Créditos de Imagem: Ednda (TripAdvisor)

O que não falta é opção de diversão na Praia dos Artistas.

Não só o que todas as praias do nordeste oferecem, responsável pelo destaque dos pontos turístico da região, mas também algumas oportunidades únicas.

Veremos abaixo o que de melhor tem a se fazer na Praia dos Artistas.

Relaxar e aproveitar

Impossível falar sobre praias do nordeste sem destacar as belezas naturais e o contato com a natureza.

Para quem viaja para cá com o intuito de se conectar consigo e ter momentos tranquilos e pacíficos, não precisa se assustar com o movimento da praia.

Por mais que esta seja uma praia muito ativa e cheia de gente, algumas partes dela são bem mais vazias.

Esses pontos são perfeitos para quem dispensa os bares e quiosques e quer apenas ler um livro, passear com a família ou nadar tranquilamente.

Esses lugares formam pontos ideais para observar o pôr do sol e tirar fotos nos cenários paradisíacos que a paisagem da Praia dos Artistas oferece.

Curtir a agitação

vista domar na praia dos artistas
Créditos de Imagem: Ednda (TripAdvisor)

Por outro lado, se você quer mesmo é ver pessoas e curtir a agitação, a Praia dos Artistas também é para você. Seja durante o dia ou à noite, o que não falta são opções.

Na orla você tem os tradicionais restaurantes, quiosques e bares para quem quer beber uma cerveja ou drinks e comer o melhor da culinária nordestina.

Muitos deles contam com apresentação de música ao vivo. Você pode cantar junto, dançar e festejar como quiser na areia.

Mas se você gosta mesmo é da vida noturna, existem muitas opções.

Bares e casas noturnas mantêm as atividades noite e madrugada adentro com shows, DJs e outras atrações. Existem muitas festas e baladas que você pode frequentar ao longo  das horas.

Para os mais animados, é possível ver o nascer do sol na água do mar.

Uma cena belíssima para finalizar com chave de ouro uma noite agitada e se preparar para recuperar as energias para o próximo dia de aventuras. Ou mesmo para quem gosta de acordar cedo.

No entanto, graças às restrições provocadas pela pandemia de COVID-19, os horários de funcionamento podem estar alterados.

Em alguns casos, os estabelecimentos podem não funcionar madrugada adentro ou mesmo abrir em dias específicos.

Portanto, a melhor opção é sempre verificar as agendas em cada estabelecimento e buscar mais informações antes de sair.

Visitar o Centro de Artesanato da Praia dos Artistas

Outra opção incrível próxima à Praia dos Artistas é a visita ao Centro de Artesanato.

Aqui é o lugar ideal para você conhecer a arte e artesanato regional e interagir diretamente com os artistas e moradores da cidade.

Para quem busca entrar em contato com a cultura local, poucos lugares são melhores.

Aqui você também pode provar comidas típicas enquanto observa a arte.

Tem a tradicional tapioca com carne de sol e queijo coalho, cuscuz, pode-se comprar manteiga de garrafa, castanha de caju e outros aperitivos, como frutas, compotas e doces.

Como pode ver, no Centro de Artesanato você consegue comprar mimos para você e presentes para levar para casa. Todos são feitos com muito carinho. Além disso, a possibilidade de se alimentar aqui dentro faz da visita um passeio completo.

O Centro de Artesanato da Praia dos Artistas fica na Avenida Presidente Café Filho, número 1160. A entrada é gratuita e o Centro fica aberto diariamente das 8h às 23h.

Perguntas e respostas

Qual bairro fica a Praia dos Artistas, Natal?

A Praia dos Artistas em Natal fica localizada no bairro Praia do Meio, Avenida Presidente Café Filho.

Ela fica a apenas 5 minutos do centro da cidade. Logo, é um passeio tranquilo e muito fácil tanto para moradores quanto para turistas passando pela cidade.

Qual a distância da Praia dos Artistas para a Praia de Ponta Negra?

A Praia dos Artistas fica a cerca de 13 quilômetros da Praia de Ponta Negra. São pouco mais de 20 minutos em uma viagem de carro.

É um trajeto simples e rápido se feito dessa forma, fazendo da visita em ambas as praias um roteiro tranquilo de se executar em um único dia.

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais