Parque das Dunas: Saiba tudo sobre esse lugar maravilhoso!

Se você gosta de trilhas, piquenique e espaços repletos de atrações culturais e estiver passeando em Natal, no Rio Grande do Norte, você precisa conhecer o Parque das Dunas.

Afinal, se trata simplesmente do maior parque urbano sobre dunas do Brasil, com mais de 1.172 hectares.

O Parque das Dunas oferece aos turistas e moradores de Natal monumentos históricos, paisagens incríveis de vegetação natural e imponente – além de, claro, dunas.

Porém, mais do que um espaço que oferece boas opções de entretenimento e cenários maravilhosos de natureza bela e preservada, o Parque das Dunas também se destaca em termos ecológicos.

Ficou curioso para conhecer mais dessa grande atração turística do Rio Grande do Norte? Saiba mais de sua história e de suas atrações nos próximos tópicos!

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

A joia do Rio Grande do Norte: a história do Parque das Dunas

vista da lagoa e dunas no parque das dunasem Natal, RN
Créditos de Imagem: Márcio F (TripAdvisor)

Os potiguares, sem dúvida, são agraciados pela natureza.

Afinal, essa é uma região que conta com belas praias, vegetação paradisíaca e paisagens exuberantes. Uma de suas joias certamente é o Parque das Dunas.

De fato, o local é popular entre os moradores da cidade de Natal e de turistas do país inteiro por proporcionar contato sem igual com a natureza.

Aliás, o parque conta com uma vegetação que é típica de Mata Atlântica e de várias regiões brasileiras, como Caatinga e tabuleiro litorâneo.

A sua biodiversidade é riquíssima, por isso é considerada um dos principais destinos de ecoturismo no país.

Também serve de palco para diversos estudos científicos.

Isso é devido à riqueza de biodiversidade, a qual é sempre esperança de descobertas de novas soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas, como a descoberta de novos remédios para velhas e perigosas doenças, por exemplo.

Maior parque urbano do Brasil

parque das dunas, Natal
Créditos de Imagem: julianaCA (TripAdvisor)

O ano de criação do Parque das Dunas foi o de 1977.

Desde a data de sua criação, foi norteado para se tornar um espaço que aproximasse o homem da natureza e, ao mesmo tempo, construísse grandes zonas de conservação ambiental.

De fato, essa premissa o ajudou a se tornar o grande parque urbano do Brasil ao ocupar uma área de 1.172 hectares. 

É uma área vasta e densa o bastante para torná-lo um colosso não só no Rio Grande do Norte ou no Nordeste, mas no país inteiro.

Em nenhum outro parque é possível se deparar com tão rica vegetação de Mata Atlântica ou com tamanha diversidade de paisagens e de flora e fauna.

Praias, florestas, Mata Atlântica são alguns dos elementos que compõem o visual da área que parece sempre reservar uma surpresa e encantar com suas belezas únicas.

As faixas de zoneamento

Uma característica singular do parque são as faixas de zoneamento, faixas que dividem o espaço em 5 zonas diferentes, cada uma com um foco diferente, um objetivo específico.

Elas são divididas principalmente pela área que se pretende preservar mais ou não, pelas áreas em que o Homem terá mais acesso ou não.

As 5 faixas de zoneamento

  •  Primitiva;
  • Uso extensivo;
  • Uso intensivo
  • De recuperação;
  • De uso especial.

Essa organização quanto à intervenção do homem atende princípios de preservação do ecossistema, de organização de pesquisas, estudos e a conservação de sua biodiversidade.

Mas, afinal, quais são as atrações do Parque das Dunas?

tirolesa no parque das dunas
Créditos de Imagem: Lucas M (TripAdvisor)

Pelas dimensões do lugar, a sua popularidade na cidade e no estado, a diversidade de paisagens, vegetação e os cuidados de preservação, o Parque das Dunas dá todos os sinais de ter muito o que oferecer.

Trilhas

O maior reduto natural do Brasil conta com diversas trilhas que permitem aos visitantes se deparar com todo o ecossistema do local, toda a riqueza de flora e fauna que marca esse pedaço da natureza brasileira.

A variedade de trilhas proporciona acesso para diferentes perfis de público.

Por exemplo, há uma trilha mais indicada para pessoas fisicamente melhor preparadas, outra trilha indicada para os perfis sedentários e trilha para crianças pequenas.

Inclusive, na área, existe um parque infantil para entreter a garotada de forma segura e promovendo o sempre bem-vindo contato com a natureza.

As principais trilhas do Parque das Dunas:

  • Trilha Ubaia Doce;
  • Peroba;
  • Perobinha.

A trilha de Ubaia Doce situa-se em local que exige mais do físico.

A Peroba é mais atrativa aos que não estão muito acostumados a se mexer e por fim temos a Perobinha que, como o diminutivo indica, é mais apropriada e divertida para as crianças.

Piquenique

A cidade de Natal é o local preferido para reunir a família brasileira e preparar um piquenique.

Não podia ser por menos, com a qualidade do ar puro e a exuberância da fauna e flora onipresentes no local, propiciando cenário idílico encantador ao ar livre e tranquilidade como em nenhum outro lugar da cidade de Natal.

Também é um ótimo lugar para passar um dia de namoricos, como o nome do setor público do parque escancara: “Bosque dos Namorados”.

O visitante precisa apenas levar uma cestinha, contudo, nem isso é obrigatório, pois há restaurante no local.

Centro de Pesquisa e sala de exposição

escultura e isntalação no parque das dunas
Créditos de Imagem: dncunha (TripAdvisor)

Para informações mais detalhadas sobre a flora e fauna, há um Centro de Pesquisa que tem catalogado todas as espécies existentes no espaço.

Na área, existe um salão de exposição em que os visitantes podem conferir de perto todas as espécies desse paraíso ao ar livre na cidade de Natal.

Sem dúvida, uma boa atração para os que, além de passear ao ar livre, gostam de se informar e aprender sobre questões relacionadas a natureza, reserva ambiental, meio ambiente, etc.

Outra parte interessante envolvendo o Centro de Pesquisa é que os turistas que se dirigem à área podem solicitar mudas de espécies nativas e da Mata Atlântica.

Contudo, para fazer tais solicitações, é preciso primeiro enviar um e-mail para a administração informando alguns dados, como a espécie desejada e a quantidade desejada.

Exercícios e caminhada

Certamente, um parque com dimensões tão vastas que precisa ser dividido em 5 zonas tem espaço de sobra para a prática de exercícios físicos e caminhadas.

Belas paisagens não faltam para surpreender visitas de toda parte.

Por isso, as trilhas são tão populares, pois é muito prazeroso poder caminhar tranquilamente pelo lugar e poder se deparar em quase todos os trechos com belezas encantadoras e surpreendentes.

Perguntas e respostas

O que tem no Parque das Dunas?

Rica variedade de flora e fauna, diversidades de trilhas, amplo espaço para corridas e caminhadas, Centro de Pesquisa e sala de exposição.

Qual a localização do Parque das Dunas?

O Parque das Dunas está localizado na Av. Alm. Alexandrino de Alencar, s/n u2014 Tirol, Natal u2014 RN.

Qual o tamanho do Parque das Dunas?

O Parque das Dunas possui uma área de 1.172 hectares, considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil. Em 2014, recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera pela Unesco.

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais