O que levar para Natal? Veja como preparar a bagagem!

Vai viajar para Natal e não sabe o que levar na bagagem? Então é melhor planejar sua ida à capital do Rio Grande do Norte e aproveitar o que a cidade tem de melhor!

Cercada por praias paradisíacas, pontos turísticos – como o maior cajueiro do mundo – e com uma vida noturna agitada, a capital potiguar é um ótimo destino para quem detesta dias nublados.

É porque Natal é famosa por seus 300 dias de sol, o que deu a ela o apelido de Cidade do Sol. No entanto, isso não quer dizer que você não vai pegar uma chuva no meio do caminho, não é?

Portanto, depois de decidir se a sua viagem será a trabalho ou apenas férias de verão, o ideal é saber o que levar para esse lugar incrível. Vamos descobrir?

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

Melhor época para viajar para a Cidade do Sol

dunas em Natal RN
Créditos de imagem: Flávia Monteiro (Flickr)

Já sabemos da fama da capital do Rio Grande do Norte de ter 300 dias de sol, com temperaturas que variam entre 24ºC a 32ºC. Isso significa que nos outros 65 dias temos dias nublados e frios?

Bom, nem sempre é assim, pois até mesmo em outras localidades mais quentes que essa é possível se surpreender com dias de chuva e temperaturas baixas no verão.

Entre abril e agosto, por exemplo, costuma chover mais, então é bom evitar. Já entre março e setembro há risco de chuva, mas você pode ter sorte em pegar dias ensolarados.

De qualquer maneira, a melhor época para viajar para Natal é entre outubro a fevereiro, meses da transição da primavera para verão.

O que levar na mala para Natal?

mulher deitada na areia de biquini
Créditos de imagem: Júlia Reis(Flickr)

Quando alguém decide viajar para essa região, a primeira coisa que pensamos é praia, certo? E como a melhor época para curtir a Cidade do Sol é durante a primavera e verão, nada como roupas leves e outros itens essenciais para pôr na mala (ou malas, dependendo de quantos dias você pretende ficar por lá).

Por isso, vamos identificar as roupas ideais para quem tem como roteiro de viagem a cidade de Natal/RN.

Acessórios e roupas para usar em Natal

Bermudas, shorts e vestidos – É sempre melhor optar por algo mais fresco e leve. Evite calças compridas ou qualquer peça muito justa que possa dificultar sua transpiração. A menos, é claro, que você queira frequentar restaurantes, algo mais chique, nesse caso, vale um vestido mais sofisticado.

Regatas, camisas de proteção UV, blusas de alça – Não dá para curtir o lugar e seus encantos se você não estiver com roupas adequadas e frescas. Uma regatinha com short é um look perfeito tanto para os meninos quanto para as meninas. Mas se você estiver hospedado de frente para a praia, pode optar por um casaquinho bem leve por conta da brisa que vem da beira mar.

Roupas de banho – A gente não ia esquecer do principal, afinal, muitos turistas que viajam para essa cidade querem aproveitar as férias de verão, certo? Então coloque na sua lista o biquini/maiô, sunga/calção (de preferência, duas a três peças de cada, para que você tenha a garantia de usar um limpo, enquanto o outro é lavado), além da saída de praia.

Chinelos, sandálias e rasteirinhas – Nada de levar aquele sapato salto agulha ou botas de cano longo. A cidade conhecida por suas praias e lagoas inesquecíveis pede um visual mais leve e informal. Invista, portanto, em calçados que não machuquem os pés. Vale levar tênis também, caso você pretenda praticar esporte ou academia, ou um calçado mais casual para a vida noturna.

Protetor solar, boné/chapéu, óculos de sol e bolsa de praia – Claro que esses itens são essenciais para o viajante com destino a qualquer parte ensolarada do país. Carregue uma bolsa de praia para levar um protetor solar de acordo com a sua pele e tempo de exposição. Caso não goste de chapéu, os óculos de sol podem substituir, mas não deixe de se proteger, hein?

Outros itens importantes para levar na mala para Natal

Apesar de o hotel oferecer toalhas de banho e de rosto, é sempre bom levar esses itens. Isso porque as toalhas dos hotéis só podem ser usadas dentro de suas dependências.

Itens de higiene pessoal também devem ser considerados, bem como álcool gel e máscaras nessa época de pandemia.

Caso você tenha um bebê/criança pequena, não esqueça de levar as roupinhas, calçados e demais acessórios para o baby.

Também é válido, principalmente se a sua viagem for para lazer e com a família, levar câmeras/celulares e carregadores, afinal, o local é incrível e você vai querer registrar tudo!

E onde guardar esses últimos itens durante seus passeios? Em uma mochila, claro! Por isso, leve uma mochila vazia ou bolsa para transportar sua câmera ou celular.

O que levar para curtir as praias de Natal a dois?

Não tem nenhum mistério, mas há pessoas com dúvidas sobre o que levar para uma viagem a dois.

Depois de um ano inteiro de trabalho, a família merece descanso – mais ainda, se o casal quiser curtir a praia juntos.

Veja abaixo o que levar na viagem para o casal:

  • canga;
  • biquinis;
  • sunga/calção;
  • toalha de banho;
  • saída de praia;
  • 2 pares de chinelos;
  • 2 óculos de sol.

Para nécessaire:

  • protetor solar;
  • escova e pasta de dente;
  • loção pós-sol;
  • repelente;
  • perfume;
  • desodorante;
  • shampoo e condicionador;
  • creme hidratante;
  • escova de cabelo;
  • remédios (sempre bom levar um analgésico ou anti-inflamatório).

Basicamente, são itens que você levaria caso fosse viajar sozinho (a), ou seja, produtos indispensáveis.

O que evitar levar na mala nas férias de verão?

vista da praia em natal com quiosques
Créditos de imagem: bruleal (Flickr)

Com essas dicas sobre o tipo de roupa para um passeio na região potiguar, fica claro que roupas pesadas não fazem parte da lista, não é?

Então evite casacos pesados e sandálias de salto alto (em Ponta Negra e Pipa, o piso é de paralelepípedo).

Prancha de bodyboard também não é uma boa, visto a dificuldade em trazer na bagagem. O mesmo vale para qualquer objeto perfurante ou inflamável, já que são proibidos em aviões.

Pretende levar seu notebook ou tablet? Não esqueça a nota fiscal do produto, viu? Afinal, é sempre bom andar prevenido.

No mais, leve sempre em conta o motivo de sua viagem, qual roteiro pretende fazer no local e se vale a pena colocar na mala tudo que quer. Não peque pelo exagero, mas fique atento se os itens vão comportar o tempo que você deseja ficar em Natal/RN.

Roteiro ideal entre Natal e Pipa: quantos dias ficar?

Já que citamos o tempo de viagem, também queremos indicar quantos dias dá para aproveitar todas as maravilhas do litoral leste.

Se a grana está curta, é possível ficar entre quatro a seis dias sem abrir mão de passeios inesquecíveis.

Agora, se você quiser fazer todos os tours, o ideal seriam 10 dias de viagem, com pernoites em Pipa.

A saber, Pipa fica pertinho de Natal, no litoral sul, e também é um destino imperdível para você incluir em seu roteiro.

Com cara de vila do interior e rodeado por praias lindas, é perfeito para quem busca por tranquilidade.

Como arrumar a mala de viagem para Natal sem exageros?

é preciso saber o que levar para natalpara nao exagerar nas malas
Créditos de imagem: Jorge Cardim (Flickr)

Agora que você conhece o clima de Natal/RN, quantos dias vai ficar e as coisas que pretende levar, é hora de arrumar a mala para não passar sufoco.

A mala precisa ser de um tamanho que comporte todas as roupas e itens, mas não deixe ela ficar pesada. O melhor é levar duas menores, mas que sejam ideais para guardar tudo sem amassar.

Evite também transportar roupas que amassem com facilidade. Afinal, a dica de ouro para otimizar o espaço na mala é fazer rolinhos de cada peça. A menos que sejam roupas sociais, aí é melhor dedicar uma mala para esses itens.

Os calçados podem ser colocados em sacos plásticos, enquanto as meias, dentro delas, para não ocupar muito espaço.

Outro item que você precisa (deve!) colocar em saquinhos plásticos é tudo aquilo que corre o risco de vazar, como álcool gel, shampoo, cremes etc.

Além disso, prefira as versões em miniatura deles, principalmente se o roteiro de viagem não for passar de 10 dias. Isso ajuda a otimizar o espaço na mala para você incluir apenas o necessário.

Lembra da nossa dica sobre levar uma segunda mala? Pode ser mochila ou mesmo deixar um espaço na mala principal, isso porque quase ninguém consegue ir e voltar mantendo o mesmo peso dos pertences, não é?

Afinal, tem sempre uma lembrancinha ou roupa que a gente quer comprar, então precisa de espaço para você não ter que pagar por excesso de bagagem.

E já que falamos em compras de roupas, que tal descobrir os melhores lugares da cidade para as suas compras?

Onde comprar roupas em Natal?

Às vezes, é melhor deixar nossas roupas favoritas em casa antes de fazer viagens e comprar outras durante o passeio. A mala vai folgada para receber as novidades.

Ainda mais se o motivo de sua viagem for trabalho e você precisar de roupas sociais. Não dá para fazer rolinhos de blusas e calças sociais nas malas, não é?

Por isso, deixar para comprar no local pode ser melhor. Há muitas opções de compras de roupas, inclusive feiras de artesanato e restaurantes, é uma região interessante e que vale a pena dar uma garimpada em tudo.

O shopping Midway Mall, por exemplo, é o maior shopping center do Rio Grande do Norte, com diversas opções de lojas e muito bem avaliado.

Caso você fique entre Natal e Pipa, dá para aproveitar as lojas nessa área conhecida como vilarejo. Os viajantes podem optar pela Praia da Pipa para descanso depois de bater perna nas lojas.

Mala pronta para curtir a viagem?

De malas prontas e destino certo. Se você planejou bem a sua viagem e sabe quais passeios vai fazer, você está pronto para conhecer as melhores praias de Natal.

Além das praias, que são o ponto principal do turismo, há várias lojas, feiras de artesanato, como mencionamos neste artigo, e boa comida.

Impossível passar pela região sem provar os frutos do mar. Inclusive, você precisa conhecer o restaurante que é tradição local: Camarões Potiguar.

Entre Natal e Pipa, há também a praia da Ponta Negra, Estádio das Dunas, City Tour, passeio de Buggy e no Dromedário em Genipabu e Teatro Alberto Maranhão. Opção não falta para curtir essa região do Nordeste.

E então, gostou das dicas sobre o que levar para Natal? Não deixe de consultar nossos outros posts e conhecer mais sobre essa região que é um paraíso nordestino.

Bem-vindo à Natal!

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais