O que fazer em Natal, RN: Guia Completo de Passeios e Atrações da Região

Está planejando uma viagem para o Rio Grande do Norte e ainda não sabe o que fazer em Natal? Neste artigo, você encontrará um conteúdo com diversos destinos e atrações turísticas que farão dessa visita um momento inesquecível!

A região Nordeste é cheia de encantos e belezas singulares, mas cada estado conta com atrativos particulares.

Engana-se quem acha que todas as praias nordestinas são iguais ou que ir para um estado é a mesma coisa que estar em outro.

Se não está convencido, leia com atenção cada descrição que preparamos para mostrar o quanto Natal e o Rio Grande do Norte têm a oferecer. É muita beleza, cultura e conforto para aproveitar.

Confira as dicas de viagem e não deixe de fazer da sua viagem uma memória daquelas que aquecem o coração!

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

Dicas com os principais destinos e atrações que você não pode deixar de visitar quando for a Natal, RN

Praia de Pirangi

Praia de Pirangi em Natal, RN
Créditos de imagem: Amaral Camargo (Flickr).

Se você for à cidade de Natal para conhecer as atrações turísticas locais, já se prepare financeiramente para se deslocar bastante dentro da cidade e para os municípios que ficam próximos.

Nem todos os pontos turísticos que apontamos neste artigo ficam em Natal, mas é possível chegar lá facilmente de carro ou transporte público.

Como em qualquer viagem, é necessário pensar sobre como vai funcionar a logística e se preparar para evitar transtornos.

Dito isso, avisamos que você vai amar sair de Natal e dar um pulo em Parnamirim, que fica a aproximadamente 15 km da capital. Lá você poderá conhecer a belíssima praia de Pirangi, com suas águas ora verdes, ora azuis.

A beleza do local é estarrecedora e, se pretende levar crianças nesse passeio, elas vão adorar! A praia conta com várias piscinas naturais com uma água morninha e tranquila para curtir o dia.

Por outro lado, se estiver com vontade de curtir a praia com uma pegada mais radical, saiba que há opções interessantes também. Por exemplo, é possível praticar mergulho – há passeios sempre disponíveis até mesmo para iniciantes.

Por outro lado, para os jovens à procura de curtição, há programações badaladas na orla, a exemplo do Viva Folia, que faz muito sucesso.

Cajueiro de Pirangi – o maior cajueiro do mundo

O que fazer em Natal - Cajueiro de Pirangi
Créditos de imagem: Marcus Michaelsen (Flickr)

Aproveitando que já está em Pirangi, não deixe de fazer uma visita ao maior cajueiro do mundo: o cajueiro de Pirangi. Além de fazer parte de um cenário belíssimo que renderá lindas fotos, trata-se de uma manifestação magnífica da natureza.

Os dados oficiais relatam que a árvore cobre uma extensão de aproximadamente 8.500m² e seu perímetro, ou seja, a medida do contorno, cobre aproximadamente 500m.

É realmente uma visão impressionante não só pelo tamanho, mas pelo belo verde das folhas do cajueiro.

Se você for a Parnamirim entre novembro e janeiro, poderá colher cajus no maior cajueiro do mundo com suas próprias mãos.

Caso ainda não tenha provado essa fruta típica do Nordeste, tente pelo menos uma vez. Cajus são extremamente suculentos e doces e colhê-los por conta própria é uma atividade muito divertida, seja você adulto ou criança.

Assim, se reservar um tempinho da sua viagem para curtir a praia em Pirangi, não deixe de dar uma esticada no passeio para conferir o espetáculo da natureza que é o maior cajueiro do mundo.

Praia do Forte: super dica de o que fazer em Natal

Praia do Forte em Natal
Créditos de imagem: Narla Sathler Musse (Flickr)

Agora, já na cidade de Natal, um dos pontos turísticos que você não pode deixar de visitar é a bela Praia do Forte. Além de ser muito bonita, ela carrega uma enorme importância histórica para a cidade de Natal.

Nela, você conhecerá o famoso Forte dos Reis Magos, que é considerado o ponto de partida para a criação da cidade.

Por sua vez, o Forte é uma construção militar que abriga vários monumentos importantes para a história não só de Natal, mas do Brasil. Um exemplo disso é o Marco Colonial de Touros, de 1501, que é reconhecido como a escultura mais antiga do país!

Assim sendo, dar um passeio na Praia do Forte não é algo trivial. Além de aprender história, você ainda pode se deliciar nas piscinas naturais que se formaram ao redor do forte e das muitas pedras que fazem parte da paisagem.

Assim, se está viajando com crianças, também é possível tomar um banho gostoso nas tradicionais águas mornas do Nordeste.

Um passeio histórico nem sempre é muito atrativo para os pequenos, mas se os pais incluem um banho de mar na programação, a história fica diferente e todo mundo se diverte.

Centro Histórico

Matriz de Nossa Senhora da Apresentação no centro histórico de natal
Créditos de imagem: Marinelson Almeida (Flickr)

Falando na história de Natal, o Forte dos Reis Magos é só uma das atrações que compõem o centro histórico da cidade que é capital do Rio Grande do Norte.

Caso você se interesse por centro de turismo histórico, não deixe de fazer um tour para conhecer os encantos da história de uma das mais belas capitais brasileiras. Nesse passeio pela região central, você conhecerá:

Palácio de Potengi

Sede do governo do Rio Grande do Norte até os anos 80, hoje abriga um centro cultural e uma pinacoteca bastante completa.

Memorial Câmara Cascudo

Construção que homenageia Luís da Câmara Cascudo, um expoente das Letras da região cuja fama era conhecida internacionalmente.

No local, é possível conhecer mais sobre sua vida e obra, além de acessar uma imponente biblioteca que abriga cerca de 10 mil livros sobre os mais diversos temas.

Matriz de Nossa Senhora da Apresentação

Primeira igreja construída no RN, também chamada de Catedral Velha ou Antiga Catedral. Por mais que o turismo religioso não seja interesse de uma boa parcela dos turistas, é interessante conhecer catedrais como essa para entender sua importância para a cultura local, bem como prestigiar a arquitetura do monumento.

Uma dica para quem vai visitar o Forte dos Reis Magos também no tour pelo centro histórico da cidade: vá à tarde, perto da hora de o sol se pôr.

Assistir esse momento em que o céu deixa de ser azul para assumir colorações alaranjadas, azuis e lilases é presenciar um verdadeiro espetáculo da natureza. Como você continuará a descobrir, Natal é um lugar perfeito para experimentar vários desses deslumbres.

Praia do Meio

calçadão da praia do meio em natal
Créditos de imagem: Auridan Trindade (Flickr)

Agora que você já conhece os pontos mais interessantes do centro de Natal, falaremos sobre uma das parcelas de faixa litorânea que fazem muito sucesso na cidade e que não ficam longe do centro.

Entre as praias de Natal, a primeira praia que você não pode deixar de conhecer é a Praia do Meio, onde estão localizados vários restaurantes e bares que oferecem vários dos pratos típicos com frutos do mar da região.

Portanto, caso queira desfrutar da gastronomia natalense e da vida noturna local, você deve dar uma passada lá principalmente no período da tarde e da noite.

Inclusive, se você for jantar mais cedo, quando estiver anoitecendo, poderá aproveitar a refeição com uma vista espetacular.

Praia dos Artistas

praia dos artistas em natal
Créditos de imagem: Natal + Pipa (Flickr)

Ao lado da Praia do Meio, fica outra faixa litorânea super badalada de Natal: a Praia dos Artistas. Apesar de ser o tipo de praia que conta com algumas pedras com as quais é necessário tomar cuidado, é uma excelente pedida para aquele banho gostoso de mar e para pegar um sol.

Além de contar com aquela paisagem belíssima, típica das praias nordestinas, com uma extensa faixa de areia e coqueiros, na Praia dos Artistas você também encontra bares, baladas e locais para desfrutar da vida noturna de Natal .

Ademais, é possível visitar um dos pontos turísticos da cidade em que é possível comprar itens de artesanato: o Centro de Artesanato da Praia dos Artistas.

Assim, ao fazer um passeio por lá, você pega sol, nada, passeia pelo centro e encerra o dia em um dos bares e restaurantes locais. Apenas com essa programação, já garantimos que seu dia será uma delícia!

Praia da Areia Preta

praia da areia preta em natal RN
Créditos de imagem: Clleuton Rosa Silva (Flickr)

Uma curiosidade: ao contrário do que diz o nome, a Praia da Areia Preta tem uma areia com coloração normal e fica próxima das outras praias mais frequentadas pelos moradores de Natal. Contudo, essa é uma das praias mais bem cuidadas da região porque é uma das favoritas da alta sociedade natalense.

Lá é possível tomar banho de mar, contanto que os banhistas sejam cuidadosos com as pedras espalhadas ao longo da orla.

A coloração da água é típica das praias nordestinas, chegando quase à transparência. Esses aspectos da beleza natural de Natal deixam o momento de nadar ou mergulhar bem mais especial!

Ponte Newton Navarro

Ponte Newton Navarro em Natal
Créditos de imagem: Micael Costa (Flickr)

Assim como São Paulo e Rio de Janeiro, Natal também conta com um ponto turístico que aparentemente não é tão interessante, mas é um dos cartões postais do RN: uma ponte.

No entanto, olhar para a Ponte Newton Navarro cortando a zona norte e a zona leste da capital do Rio Grande do Norte é realmente muito especial.

De lá de cima é possível ter uma visão espetacular do Rio Potengi, enquanto, de baixo, principalmente à noite, quem passa pela ponte vê o espetáculo que ela é quando fica iluminada.

Curiosidade: o Rio Potengi é reconhecido como um dos mais importantes do Rio Grande do Norte e foi avistado por portugueses em busca de terras para invadir quando chegaram ao Brasil.

Também é bacana passar por lá durante o dia para apreciar o projeto arquitetônico do italiano Mario de Miranda. Se quer saber o que fazer em Natal, esse é um monumento muito bonito que vale a pena conhecer!

Tibau do Sul

município de Tibau do Sulem Natal, RN
Créditos de imagem: Nailton Barbosa (Flickr)

Se você viajar para o RN agora, vai ter a chance de conhecer um paraíso que não havia sido descoberto até algumas décadas atrás. Trata-se do município Tibau do Sul, que fica a aproximadamente 80km de Natal.

A cidade foi “descoberta” por acaso, por surfistas sempre à procura de ondas boas para praticar o esporte. Estamos falando aqui da descoberta da cidade enquanto destino turístico e não da fundação do local!

Em Tibau do Sul, além das praias atrativas para surfistas, você encontra ótimas praias com águas super tranquilas para desfrutar o dia com a sua família, principalmente se tiver crianças. Na verdade, esse é um dos destinos mais visitados por turistas no Rio Grande do Norte.

Há diversas praias lá para todos os gostos e a cidade se desenvolveu para recepcionar melhor o fluxo de turistas que chega por lá todos os anos.

Portanto, se além de Natal você quiser conhecer outras cidades, não deixe de visitar o “paraíso recém-descoberto” do local. Você com certeza se encantará pelas águas azuis, as belas dunas e as seguintes atrações:

Praia de Cacimbinhas

Se está fugindo do badalo de praias cheias de turistas, não deixe de visitar esse paraíso cheio de dunas e com uma paisagem arrebatadora.

É ideal para a prática de kitesurf e surf, além de passeios de buggy ou a cavalo!

Não precisa se preocupar com um jeito de conseguir equipamento para qualquer uma dessas práticas, pois os instrutores são abundantes na região. Encontre um e divirta-se!

Passeio de buggy pelas dunas

Está aí uma atividade que é bastante comum em praticamente todas as praias de Tibau do Sul, uma vez que as dunas abundantes no local são ideais para esse tipo de prática.

Passeio de sandboard

Trata-se de outro tipo de prática esportiva bastante divertida para adultos, jovens e crianças. Vale a pena encontrar um instrutor e se aventurar mesmo que você ainda não tem prática no sandboard!

Praia do amor

É um dos locais favoritos dos surfistas no Rio Grande do Norte, justamente pelo motivo que os levou a descobrir Tibau do Sul há algumas décadas: o mar revolto, com uma falésia em formato de coração na terra.

Praia do madeiro

É a praia mais atraente da região para os estrangeiros. O motivo é óbvio: a praia do madeiro conta com tudo que um turista espera encontrar em uma praia brasileira. Muita beleza natural, águas mornas e transparentes.

Ademais, a depender da época, é possível até ver alguns golfinhos e nadar com eles, o que torna a visita ao RN ainda mais divertida!

Praia de Camurupim, outra dica imperdível de o que fazer em Natal

Praia de Camurupim
Créditos de imagem: Pedro Motta (Flickr)

Está a procura de um destino excelente para fazer bons passeios com crianças ou idosos? Não deixe de considerar a Praia de Camurupim.

Trata-se de um destino diferenciado que fica a aproximadamente 30km de Natal, mas que vale muito a visita. Essa praia tem tudo o que os turistas esperam de uma praia nordestina, mas com muito conforto e tranquilidade.

O local é conhecido pelos arrecifes distribuídos pela região da orla, pelas piscinas naturais abundantes, pela água morna e pelo nível baixo da água. É aquele local para se divertir com segurança, mas sem perder nada do que o Nordeste tem a oferecer! Há vários resorts na região e quiosques que servem as praias.

Contudo, recomendamos a visita principalmente com a maré baixa, revelando uma gruta entre os arrecifes da região.

Esse fenômeno da natureza ficou conhecido como Pedra Oca e é muito querido pelos turistas.

Praia das Minas

Outro destino muito bacana para quem vai ao RN e quer saber o que fazer em Natal com crianças é a Praia das Minas. Conhecida pela desova de tartarugas marinhas, é bastante indicada para quem procura ter sossego e privacidade para desfrutar as férias.

Além de contar com a desova das tartarugas como atração, as caminhadas à beira-mar são muito atraentes.

Seja você idoso ou mais novo, verá como uma caminhada ao longo das falésias típicas da região é romântica. O mar com as ondas quebrando com intensidade ninam o momento, enquanto o vento balança os cabelos e as roupas dos casais apaixonados.

Essa é uma visão que embala casais comemorando desde as bodas até a lua-de-mel!

Contudo, as águas dessa praia não são tão próprias para banho como as das demais praias que apresentamos e iremos apresentar. As ondas dessa praia são próprias para a prática do surf, o que a torna um destino também muito querido por surfistas.

Praia da Redinha

Praia da Redinha em natal
Créditos de imagem: MTur destinos (Flickr)

Temos falado bastante sobre o que fazer em Natal e você já deve ter percebido que assistir um bom pôr do sol é uma atividade obrigatória durante a sua viagem, correto?

Na esteira de tudo o que já falamos sobre as outras praias e atrações, precisamos destacar a importância de acompanhar o lusco-fusco de uma praia especial da região urbana de Natal: a Praia da Redinha.

De lá você tem uma visão privilegiada da Ponte Newton Navarro, sobre a qual já conversamos mais acima!

Assim, a visão desse pôr do sol tão bonito captura tanto uma parte da construção urbana de Natal quanto a natureza tão abundante que adorna a cidade.

Esse contraste entre o natural e o urbano e o velho e o novo é imensamente satisfatório e faz parte das atrações turísticas do local.

Dica: aproveite para provar ginga com tapioca quando estiver por lá! É uma deliciosa iguaria local.

Dunas de Genipabu

dunas de genipabu em natal
Créditos de imagem: Nailton Barbosa (Flickr)

Quando ouvimos histórias sobre desertos, nos encantamos com as descrições sobre os oásis. São lugares de frescor e beleza em meio a uma região árida, que não dá fruto.

Ainda que no Brasil não existam desertos, é possível encontrar verdadeiros oásis em regiões repletas de areia. É o caso das Dunas de Genipabu, no litoral norte, um dos destinos mais badalados do Rio Grande do Norte.

No local há a praia de Genipabu, lagoas de água doce (famosa lagoa de Genipabu) e dunas com aquela areia branquinha, perfeita para a prática de esportes e atividades divertidas com crianças.

Uma modalidade de passeio que atrai muitos turistas é o passeio de buggy, já que as dunas são tão abundantes e a paisagem também é muito linda de acompanhar.

A praia e as dunas de Genipabu não ficam em Natal, mas a aproximadamente 25km de distância da capital. Assim sendo, a distância não é muito grande e, se puder se locomover de Natal para o município de Extremoz, saiba que o esforço e a coragem para enfrentar um passeio de buggy valerão muito a pena.

Importante lembrar que essa é uma área de proteção ambiental.

Inclusive, lá na Praia de Genipabu você terá acesso a restaurantes que oferecem uma cartela de pratos típicos da culinária local, com frutos do mar.

Portanto, se quiser um dia de passeio sensacional tanto em questão de diversão quanto de culinária local, não deixe de visitar Extremoz.

Barreira do Inferno

Barreira do Inferno
Créditos de imagem: MTur Destinos (Flickr)

Se você está à procura de mais visões espetaculares na sua viagem ao Rio Grande do Norte, provavelmente vai gostar de conhecer o local.

Por mais que o nome do local coloque medo em algumas pessoas, garantimos que se trata de uma brincadeira de pescadores da região.

Na verdade, o local recebeu esse nome porque, a depender da posição do sol ao longo do dia, a iluminação sobre a falésia muda. Consequentemente, ela também acaba mudando de cor.

Para quem não sabe o que é uma falésia: trata-se de um acidente geográfico que resulta em uma grande e íngreme encosta à beira-mar. Esse tipo de local é bastante explorado em séries e filmes no Reino Unido, por exemplo.

O que muitas pessoas não sabem é que temos falésias brasileiras belíssimas. Caso você vá ao Rio Grande do Norte, poderá ver a Barreira do Inferno e esse fenômeno lindíssimo que faz com que as falésias de Natal fiquem vermelhas como fogo no nascer do sol.

Praia de São Miguel do Gostoso: inclua em seu roteiro de o que fazer em Natal

Praia de São Miguel do Gostoso em Natal
Créditos de imagem: poti_rn (Flickr)

Caso você tenha mais tempo para desfrutar das belezas naturais, tente visitar as praias do litoral norte do estado do do Rio Grande do Norte. Uma excelente praia para começar é a Praia de São Miguel do Gostoso, que fica localizada a 110km de Natal.

O município é o lugar perfeito para quem está buscando momentos de prazer em um lugar belíssimo, mas também o aconchego de uma cidade pequena e acolhedora.

São Miguel do Gostoso é uma vila de pescadores super hospitaleira e pequena, em que certamente todos os turistas serão bem recebidos.

Lá você encontrará sorrisos, charme, comida boa, frutos do mar e o contato com o esplendor da natureza que só o Rio Grande do Norte pode oferecer!

Parrachos de Maracajaú

Parrachos de Maracajau em Natal
Créditos de imagem: Bruno Soares dos Santos (Flickr)

Para quem curte passeios diferentes, uma opção super bacana de programa para fazer sozinho, a dois ou em grupo é o mergulho nos Parrachos de Maracajaú. Parracho é o nome que se dá a uma formação de recifes de corais, ou seja, o acúmulo de algas e alguns animais marinhos no mar.

A aproximadamente 60km de Natal, no litoral norte, você pode mergulhar para ver essas formações em Maracajaú. Eles podem ser acessados se você viajar de catamarã ou lancha com o pessoal do Parrachos Praia Clube!

Ao mergulhar, você verá que o parracho é bastante profundo e se estende por cerca de 10km. Ou seja, é um baita passeio e absolutamente encantador por ver de perto a vida marinha.

Até então, falamos sobre as belezas que Natal e o Rio Grande do Norte oferecem no alto de uma falésia, nos locais históricos, no fim de tarde. Contudo, não falamos nada sobre a riqueza natural que podemos encontrar no fundo do mar.

Assim sendo, caso você goste de se conectar com a natureza dos locais que visita de um jeito especial, não deixe de conhecer a Praia de Maracajaú e fazer o passeio.

Mirante dos Golfinhos

Mirante dos Golfinhos em Natal
Créditos de imagem: Marinelson Almeida (Flickr)

A 40 km de Natal, há uma cidade encantadora chamada Nísia Floresta. Antigamente, o município era chamado de Papari, mas mudou de nome para homenagear uma de suas moradoras. Floresta foi uma das primeiras mulheres escritoras a ter artigos publicados no Brasil.

Portanto, o fato de ser do Rio Grande do Norte lhe conferiu autoridade suficiente para transformar o nome do lugar de onde veio.

Para além de ter esse nome tão bonito e significativo, o município guarda belezas extraordinárias. Ele abriga belas piscinas naturais, praias do litoral sul e um centro histórico cheio de informações interessantes para você explorar. Ademais, é possível ver os curiosos golfinhos e até brincar com eles quando há maré alta.

Geralmente, a visão do Mirante dos Golfinhos interessa turistas de todas as idades, o que faz desse destino uma opção bacana seja lá qual for o propósito da sua viagem.

Praia de Cotovelo

Praia do Cotovelo em Natal
Créditos de imagem: Rigoberto BR (Flickr)

A Praia de Cotovelo também oferece momentos muito gostosos para quem está procurando o que fazer em Natal.

Apesar de o local ficar a 13km de distância da capital do Rio Grande do Norte, é bastante rápido chegar lá de carro ou por aplicativo de transporte. Ademais, esse destino, como todos os que citamos aqui, vale muito o esforço.

Essa praia fica no litoral sul e apresenta vários dos aspectos que fazem a beleza do Rio Grande do Norte ser singular: as falésias, as praias encantadoras e a água morna.

Além disso, o local é apropriado para a prática de alguns esportes, como o kitesurf.

Praia de Ponta Negra

Praia de Ponta Negra em Natal
Créditos de imagem: Aday Soares (Flickr)

Se você não tem a intenção de sair da capital, mas quer explorar bastante a cidade, não deixe de visitar a Praia de Ponta Negra em Natal.

Visitar esse local será um dos melhores passeios que você fará, pois terá a oportunidade de conhecer o cartão postal da cidade: o Morro do Careca – uma duna com aproximadamente 107 metros de altura.

Dizemos que esse será um dos seus melhores passeios porque a experiência é bastante completa em todos os sentidos.

Por exemplo, quem tem foco no paladar, vai aproveitar demais a gastronomia local. Quem se interessa pela visão e pelas paisagens, certamente curtirá um pôr do sol em Ponta Negra, bem como a visão do Morro do Careca, do mar e da cidade.

Além de sentirem experiências das maneiras mais variadas, você ainda tem a chance de aprender coisas novas. Neste lugar, que é um cartão postal da cidade, é possível aprender a surfar e a praticar stand up paddle, além de fazer passeios de barco e parasail.

Para suas comprinhas, vale a pena conhecer o Mercado de Ponta Negra.

Ponta Negra, praia de destaque em Natal, certamente merece sua visita – nem que seja apenas um passeio bate-volta!

Lagoa de Pitangui

Lagoa de Pitangui em Natal
Créditos de imagem: James Marcell (Flickr)

Se você for ao município de Extremoz para conhecer a Praia que fica em Pirangi, não deixe também de conhecer tudo que envolve a lagoa de Pitangui, que também é riquíssima em atrações para turistas de todas as idades.

Os fãs de águas calmas desfrutam demais a lagoa, na qual é possível nadar com bastante tranquilidade. Inclusive, as crianças gostam muito de lá e os pais curtem a segurança das águas rasinhas também.

Ao redor da lagoa, há várias dunas impressionantes que compõem um cenário extraordinário e são palco dos melhores passeios, como o passeio de buggy. Assim, além de nadar na lagoa, é possível passear nas dunas e tomar uma água de coco embaixo de alguma palmeira.

Se você tiver essa oportunidade, com certeza seu dia na Lagoa de Pitangui será inesquecível.

Parque das Dunas

Parque das Dunas em natal
Créditos de imagem: Viktor (Flickr)

Ao visitar o Parque das Dunas, você também tem a oportunidade de fazer um dos melhores passeios que é possível fazer em Natal. Lá encontramos a união entre a vegetação nativa, as dunas características da região e a beleza do mar do nordeste.

Trata-se de um parque urbano sobre dunas, o que é algo extremamente original que você raramente encontrará em outros lugares!

Para se locomover lá dentro é necessário ter a companhia de guias, pois esses profissionais conhecem as trilhas e te ajudarão a ter a melhor experiência possível no parque e ensinarão o que você precisa saber sobre a fauna local.

Lá, além de apreciar toda a beleza natural, você poderá participar de eventos musicais ao final dos passeios. O dia começa bacana, você aprende bastante durante os tours e pode se divertir relaxando com música ao vivo no final!

Você visitará a segunda maior reserva florestal do país.

Rota do Sol

O nome Rota do Sol pode parecer desconhecido para você, mas na verdade trata-se de uma rota que você pode usar para ir de Natal até a Praia de Pipa, no litoral sul, sobre a qual falaremos mais abaixo.

O ponto alto desse caminho, que faz dele uma viagem tão especial, é a possibilidade de viajar com vista para o mar, logo ao lado. Ou seja, você viaja pelo litoral.

Durante essa rota, você verá a Barreira do Inferno, o Cajueiro de Pirangi, o Mirante dos Golfinhos, o mirante da praia de Cacimbinhas, entre outros pontos turísticos muito lindos do litoral sul. Portanto, essa é uma viagem que não pode ser feita no piloto automático.

O Rio Grande do Norte é um lugar que deve ser desfrutado com calma e a Rota do Sol é um bom exemplo disso. Nem as estradas escapam!

Praia de Tabatinga

Praia de Tabatinga em Natal
Créditos de imagem: Auridan Trindade (Flickr)

A praia de Tabatinga ou praia de Barra de Tabatinga é um destino muito bonito fora de Natal que fica no município de Nísia Floresta, sobre o qual já falamos. É lá que você encontrará o mirante em que é possível ver e tocar nos golfinhos!

Além disso, você aproveita o lugar pelas dunas, falésias e pelo mar ideal para a prática de esportes radicais na Tabatinga Alta ou o lado mais tranquilo da praia, a Tabatinga Baixa, que as famílias com crianças curtem mais.

Praia da Pipa

Praia da Pipa em natal
Créditos de imagem: Francielle Campos (Flickr)

Falaremos agora de um dos lugares mais badalados do Rio Grande do Norte: a famosa Pipa.

Trata-se de um grande destino turístico que não fica em Natal, mas no município de Tibau do Sul, no litoral sul. Como alertamos acima, você vai de Natal até lá por meio da Rota do Sol, que por si só já é um espetáculo.

Contudo, o encanto não acaba quando você chega. Lá você poderá aproveitar algumas das praias de Pipa que já comentamos, como a Praia do Amor e a Praia do Madeiro.

O pôr do sol na Lagoa de Guaraíras também é outro que vale a pena conferir. Ademais, poderá fazer passeios de Jeep ou quadriciclo pelas praias, absorvendo toda a beleza natural que o RN pode oferecer!

Se sobrar tempo, confira a baía dos golfinhos. Uma linda experiência.

Mais atividades divertidas para aproveitar Natal e o Rio Grande do Norte

Aquário de Natal
Créditos de imagem: Debora Bastos (Flickr)

Shopping do Artesanato Potiguar

Um dos melhores lugares para visitar se quiser levar para casa algumas lembrancinhas de uma viagem inesquecível. O shopping fica em Natal e vale a pena fazer um passeio mais demorado para encontrar os melhores preços na hora de comprar!

Rastapé Casa de Forró

Um dos lugares bacanas para visitar enquanto estiver em Ponta Negra, Natal, RN. Lá você encontrará o legítimo forró pé de serra ao vivo e poderá encontrar alguém disposto a dançar forró com turista!

Além disso, poderá experimentar bons drinques locais e um pouco da culinária típica da região. A avaliação geral do local é muito positiva!

Lagoa de Alcaçuz

É o lugar perfeito para você fazer fotos e passeios incríveis! Lá os turistas encontram a fauna majestosa do nordeste, cercando a lagoa que nada mais é do que uma grande piscina natural. Nela você pode nadar tranquilamente, bater belas fotos nas redes à beira-mar e relaxar desfrutando das belezas do Nordeste.

Vale lembrar que a Lagoa de Alcaçuz fica em Nísia Floresta. Portanto, se for visitar qualquer uma das atrações que indicamos mais acima, não deixe de visitar a lagoa também!

Aquário Natal

Quem leu este artigo sobre o que fazer em Natal descobriu que boa parte das atrações turísticas associadas à capital não ficam lá. O Aquário, por exemplo, fica no município de Extremoz. Essa atração conta com vários animais raros e expõe para o público uma diversidade impressionante de animais marinhos.

Taverna Pub

Trata-se de um casarão em arquitetura medieval super famoso em Ponta Negra, Natal. Assim sendo, se escolher encerrar um passeio por essa área da cidade, não deixe de experimentar alguns drinques e petiscos em um dos bares mais representativos da vida boêmia da capital do RN!

Gostou das atrações para curtir no Rio Grande do Norte?

Esperamos que nosso guia tenha dado a você um panorama completo sobre as possibilidades de passeios para fazer e lugares para conhecer no Rio Grande do Norte.

Nosso objetivo era que, se você perguntasse “o que fazer em Natal?“, essa pergunta não fosse necessária porque agora você tem uma boa base de opções para planejar roteiros independentemente do tipo de viagem que escolher fazer.

Por último, destacamos: desfrute Natal e seus arredores com a calma que seus passeios, praias e sóis merecem!

Outros pontos para conhecer:

  • Lagoa de Arituba;
  • Natal à noite: As melhores atividades para curtir;
  • Praia de Tourinhos;

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais