Natal em outubro: como aproveitar durante o mês?

A cidade de Natal em outubro é um destino extremamente atraente para quem quer viajar com mais tranquilidade. Este período de baixa temporada oferece praias vazias e preços acessíveis.

Dessa forma, quem sempre planejou conhecer a capital do Rio Grande do Norte, essa é a melhor oportunidade.

Além disso, o próprio clima contribui para a visita. Em outubro é quando inicia o que atrai muitas pessoas para as praias do Nordeste: altas temperaturas e poucas chuvas. Isto forma o ambiente ideal para quem quer curtir o sol sem se preocupar com pancadas de chuva inesperadas.

Por fim, a baixa temporada faz com que praias, atrações e estabelecimentos estejam mais vazios. Essa disputa menos feroz permite que você curta mais tranquilamente os lugares com sua família, encontre espaço em passeios famosos e não precise correr para encontrar a hospedagem dos seus sonhos.

Caso tenha acendido a chama da curiosidade não se preocupe, neste texto mostraremos todas as vantagens envolvidas em viajar para Natal em outubro.

Claro que nem tudo é perfeito, e sempre há alguns pontos negativos. Porém, dependendo dos seus objetivos na cidade, há apenas o que ganhar viajando para lá neste mês. Vamos lá?

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

Por que ir para Natal em outubro?

vistapanorâmica da cidade de natal em outubro
Créditos de Imagem: Conselho Nacional de Justiça – CNJ (Flickr).

Viajar para Natal em outubro pode ser a melhor opção para quem quer conhecer um dos destinos mais procurados do Brasil.

Por mais que este seja um período atípico para viagens, a cidade ainda mantém todas as suas principais atrações. Você poderá curtir algumas das melhores praias do nordeste em toda a sua glória.

Além disso, passeios já clássicos e obrigatórios durante a aventura continuam disponíveis neste mês.

Para quem se interessar em fazer um tour pelo litoral é possível pagar pela viagem de buggy, que faz um roteiro pelas praias e localidades importantes. Com ele, é possível conhecer o litoral norte e sul, dependendo da sua vontade.

Aventuras divertidas fazem a alegria de crianças e adultos igualmente. O destaque fica para a tirolesa e esquibunda, que garantem muita adrenalina com o máximo de segurança.

Andar nas costas de um dromedário também é uma oportunidade única e a chance de se sentir nas areias do Saara, mesmo que apenas por alguns momentos.

Por outro lado, para quem é mais radical, o ideal é experimentar o windsurf e o kitesurf. Alguns lugares oferecem aulas destes esportes para quem está menos acostumado.

O surf tradicional também é uma prática em praias de Natal e região. No entanto, em outubro, as águas tendem a ficar mais calmas, portanto não espere muitas emoções nelas.

Estas atrações estão disponíveis em qualquer época do ano. Em outubro algumas ganham uma nova cara, e a própria cidade e suas praias ficam um pouco diferentes.

Principalmente quando tratamos de movimento, preços e clima, Natal em outubro pode ser ideal para alguns mas afastar outros.

Vejamos abaixo as particularidades da época na cidade.

Baixa temporada em Natal é sinônimo de tranquilidade

Primeiramente, é importante notar que o mês de outubro é baixa temporada para viagens a pontos turísticos. Em Natal não há nenhuma comemoração regional neste mês, o que faz dele ideal para quem quer viajar com mais tranquilidade ou gastando menos.

Outubro é logo antes dos agitados meses de dezembro e janeiro, e após o meio do ano concorrido em julho. Graças principalmente às férias escolares e datas comemorativas, estes meses geram praias lotadas, preços elevados e muita disputa por reservas em hotéis e eventos.

Se o seu objetivo é fugir dessa agitação toda e não se preocupar com essas coisas, outubro é um ótimo mês. Por ficar neste meio, as coisas estão bem calmas e você não terá problemas para encontrar espaço, seja nas praias ou para hospedagem naquele hotel perfeito que encontrou.

Ao visitar locais como o Centro de Artesanato, você terá menos multidões. Isso garante uma visita mais despreocupada, com tempo e espaço para observar as artes e experimentar as comidas típicas. O mesmo pode ser dito para os almoços e jantares nos restaurantes e as mesas dos quiosques à beira mar.

Igualmente, algumas atrações e tours muito procurados poderão ser mais facilmente acessados. Com menos concorrência de turistas, você terá garantia de conseguir espaço para você e seu grupo nestes passeios.

Preços mais acessíveis

Não é novidade que as viagens em meses de baixa temporada saem bem mais baratas. A maior economia vem da compra de passagens aéreas em preços promocionais muito abaixo da média e hospedagens. Além disso, algumas atrações podem estar mais baratas, assim como os preços de drinks, porções e refeições.

No entanto, atenção! Por volta dos dias 12 e 15 ocorre a “Semana do Saco Cheio”, como é conhecida principalmente nas instituições de ensino. Ela envolve os feriados de Dias das Crianças e Dia dos Professores. Nesta semana, os preços podem subir e ficar mais próximos dos de alta temporada.

Seja como for, entenda a seguir as mudanças que outubro tem com relação às outras épocas.

Preços de passagens aéreas

Quando o assunto é passagem aérea, a economia possível no mês de outubro é enorme. Para fins de comparação, você pode pesquisar preços nos sites de companhias aéreas e os compiladores de promoções.

Fizemos este exercício para mostrar a diferença de preços. Usamos como base a cidade de São Paulo, mas tenha em mente que o valor final pode mudar drasticamente dependendo de onde você partirá.

Viajando na primeira semana do mês, entre os dias 1 e 7, os preços estão ficando por volta de 780 reais, ida e volta partindo de São Paulo.

Já para o mês de janeiro, quando as viagens estão a todo vapor, o preço médio mais baixo está na casa dos 1.200 reais!

Perceba que, já nas passagens, há uma economia de mais de 400 reais.

Preços de hospedagens

Com relação à hospedagem, a variação de preço não é tão drástica. No entanto, ainda tem um visível aumento. Durante outubro, se encontra com mais facilidade hospedagem para as 6 noites por menos de 1000 reais totais. Em janeiro, estes preços baixos quase desaparecem.

Além disso, em janeiro, a concorrência pelos valores promocionais e hospedagens mais baratas é altíssima. Desta forma, caso não faça reservas com muita antecedência, pode ficar sem opções e ter que ficar em quartos mais caros.

Clima de Natal em outubro

quiosques na praia de natal em outubro
Créditos de Imagem: bruleal (Flickr)

Por mais que os preços sejam um grande ponto de decisão na viagem para Natal, um fator importante é o clima. E outubro é o mês em que ele fica perfeito para os turistas.

É nesta época do ano que as temperaturas se elevam e as chuvas estão em sua média mais baixa. Confira abaixo como isso pode favorecer sua viagem nessa época.

Temperaturas de Natal em outubro

Para quem gosta de curtir a praia para se refrescar no mar, ou pegar aquele bronzeado na areia, Natal em outubro é perfeito. Outubro está no meio da primavera, e a temperatura média se eleva, com máximas chegando na casa dos 30ºC e mínimas ainda nos 20ºC.

Durante o dia, o clima é perfeito para uma manhã de caminhada, almoço na praia e um mergulho no final da tarde, quando o sol está mais ameno.

Já de noite, você não precisa se preocupar com agasalhos. A temperatura ainda estará super confortável para roupas leves ou mesmo um banho de piscina no hotel.

Se o seu objetivo é curtir o clima, saiba que as temperaturas de outubro são praticamente as mesmas de meses badalados como dezembro e janeiro. Portanto, não precisa esperar por eles para aproveitar este lado da cidade.

Chuvas em Natal no mês de outubro

Com relação às chuvas, as notícias são ainda melhores. Historicamente, outubro é o mês que menos chove em Natal.

As médias de precipitação ficam baixas, alcançando incríveis 20mm. Isso significa que o volume de chuvas é tão pequeno que o risco é quase zero de um dia da sua viagem ser arruinado por elas.

E, mesmo que você dê o azar de pegar um dia mais chuvoso, as águas não serão empecilho. Chances são que a chuva passará muito rápido ou não será volumosa o suficiente para te expulsar de onde estiver.

Ainda assim, é sempre válido conferir a previsão do tempo antes de planejar as atividades.

O que fazer em Natal em outubro?

passeio de buggy pelas dunas em Natal, RN
Créditos de Imagem: bruleal (Flickr)

Curtir o clima nas várias praias de Natal

Altas temperaturas e quase nada de chuva formam o momento ideal para um dos maiores motivadores da viagem à Natal.

As praias com água cristalina nesta época ficam mais vazias, formando cenário ideal para quem quer apenas caminhar, tirar uma fotos e relaxar. A natação também é favorecida, já que as águas ficam menos concorridas.

Ainda assim, nos pontos mais tradicionais, ainda há alguma agitação para quem quer música ao vivo ou festas. Geralmente em bares, quiosques e restaurantes, esses eventos tendem a ocorrer nas noites de Natal e podem ser uma fuga da tranquilidade da época.

Quando falamos de praias, há uma série de opções em Natal. A praia da Ponta Negra é uma das mais famosas e procuradas. Há uma grande chance de você se hospedar próximo a ela quando viajar para Natal. Isso porque é costume os turistas ficarem lá, um pouco mais afastados da cidade em si.

Por outro lado, mais próximo do centro e do movimento da cidade você encontra a Praia dos Artistas, a Praia do Meio e a Praia do Forte. Essas praias centrais são fáceis de alcançar e talvez você consiga chegar nelas a pé rapidamente saindo da cidade.

Fazer o tour de buggy

Uma ótima forma de conhecer de uma vez todo o litoral da região é com os passeios de buggy. A jornada pode ser dividida entre até 4 pessoas, deixando ainda mais atraente. É um programa ideal para fazer em grupos ou família.

Na visita ao litoral norte, você conhece lugares como o Aquário de Natal e as dunas fixas de Genipabu. Após atravessar o rio Ceará-Mirim, você irá parar em Pitangui e Jacumã, onde poderá conhecer as lagoas locais. Há uma parada para almoço e, logo após, o retorno.

Já na jornada pelo litoral sul, o passeio inclui paradas como as praias de Cotovelo e Pirangi, o Mirante dos Golfinhos, a Lagoa de Arituba e a praia de Camurupim.

Algumas outras praias estão inclusas no roteiro, mas o destaque fica com o almoço em Pipa. No vilarejo você visita o Chapadão, com vista para as falésias e algumas praias lindas.

Esses tours são ótimos em outubro. As praias estarão com temperaturas ótimas para você aproveitar a areia e o mar. Além disso, sem chuvas você tem certeza de que não será pego em um aguaceiro que não esperava no meio da viagem de buggy.

Visitar Maracajaú e Pipa

Por mais que a visita em Pipa, feita com o buggy saindo de Natal, já seja espetacular, o vilarejo vale um bate e volta completo. Você pode visitar Pipa saindo de Natal com carro, ônibus ou como preferir. Indo de carro, você encara menos de 2h de viagem.

Lá você terá a oportunidade de conhecer não só o Chapadão, que forma o lugar perfeito para fotos e observar o pôr e o nascer do sol, mas também as falésias que emolduram as praias, deixando-as com um visual ainda mais bonito.

Já a visita à Maracajaú também é uma favorita entre os turistas. Aqui você pode curtir as águas de jangalancha ou lancha e ainda praticar mergulho.

Para os mais conservadores, é disponibilizado máscara e respirador. No entanto, para quem for mais radical, o mergulho com cilindro de oxigênio também está disponível.

Todos estes passeios ficam ótimos em outubro, já que temperaturas deixam tudo super agradável para quem gosta de calor. Além disso, a falta de chuvas favorece o dia nas praias, viagens tranquilas e o mergulho nas águas cristalinas da região.

Qual a temperatura de Natal em outubro?

No mês de outubro, a cidade de natal tem máximas de 30 °C e mínimas de 24 °C.

Este calor é ótimo para se aproveitar o mar e passear durante a noite sem se preocupar com frio e agasalhos. Da mesma forma, chuvas também em Natal também dão um tempo em outubro, com precipitação média de 20mm.

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais