Natal em novembro: como aproveitar durante o mês?

Como o Nordeste é sempre quente – ou, como dizem, “é sempre verão” –, no que diz respeito a pegar uma boa praia, você pode ir a qualquer momento do ano, sem problemas. Mas o que fazer em Natal no mês de Novembro?

Portanto, o período que vamos falar hoje é o mês de novembro, que tem seu toque especial, partindo de uma lista de praias e locais que devem fazer você ficar super a fim dessa empreitada!

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

Clima, temperatura e chuvas em Natal no mês de novembro

Considerando que a temperatura média para o mês de novembro varia de 24 a 31 graus, o calor já fica assegurado. Bom, não é não?

O mês de novembro também o período de menor probabilidade de chuvas na região, apresentando uma precipitação de apenas 14,7 mm e uma previsão média de apenas 4 dias de chuva no mês.

Natal é uma cidade movimentada o ano inteiro. Recebe turistas de todas as partes do mundo, por várias razões.

Além de ser uma das capitais da região nordeste, situando-se não só no litoral, mas numa “ponta” do mapa brasileiro, possui os atrativos que uma capital tradicional deve ter: grande abrangência cultural, muita história para mostrar, um povo alegre e caloroso.

E as belezas naturais? Bom, os atrativos que mostraremos darão essa resposta.

Mas, pode esperar por praias exuberantes com grandes e incontáveis dunas, riachos, lagos e lagoinhas para todo lado, recifes e locais para mergulhos e outras experiências aquáticas.

É diferente, por exemplo, conhecer as praias do sul e as praias do nordeste. É outro clima, outra beleza, outro ar e mata nativa. De modo algum queremos dizer que Natal é melhor que Florianópolis, por exemplo, mas que são padrões e sensações diferentes!

Por isso, viajar é tão bom… É preciso sentir o local para definir a sensação por si mesmo.

Então, vamos lá?

Praias imperdíveis de Natal, de norte a sul

Praia de Ponta Negra

natal em novembro - morro do careca na praia de ponta negra
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

Não dá para ir a Natal passar um tempo sem dar uma conferida na praia de Ponta Negra. É uma praia que vai juntar turistas e nativos, gente de tudo que é lugar.

Com uma grande concentração de comércio nas redondezas, com restaurantes e barzinhos para gostos variados, aqui é o “point”. É a praia mais movimentada, e uma das mais bonitas, claro. Por quê?

Dê uma subida no Morro do Careca, a mais alta duna da praia, tire uma panorâmica e compreenda porquê. O Morro do Careca tem uma visão privilegiada da praia inteira. Se curte, aproveite para fazer uma descida de sandboard.

E caso esteja disposto a uma caminhada a mais, atravesse as dunas indo parar na praia de Alagamar, que fica no outro lado da praia da Ponta Negra.

Mas, fica a dica: esta é uma caminhada que deve ser planejada, porque não é nada fácil, nem muito perto, levando a uma praia com pouco movimento e estrutura. Coisa para quem está a fim de fazer uma aventura.

Vamos conhecer um pouquinho de história?

Foi através da praia da Ponta Negra que os invasores holandeses desembarcaram no dia de invadir o Forte dos Reis Magos, localizado na Praia do Forte.

De fato, a fortificação, que hoje é aberta à visitação, é um marco na resistência às invasões holandesas que no século XVII tentaram roubar a soberania deste nosso país.

Os holandeses por pouco não se consolidaram sua dominação como colonizadores novos, e neste percurso inclusive chegaram a tomar o forte, tendo se instalado por anos.

Mas, uma campanha de retomada aos poucos foi liberando o Nordeste e conseguiu que o forte voltasse às mãos da nação brasileira. Compareça e confira!

Confira onde comer bem em Ponta Negra

Como já dito, Ponta Negra é uma praia na região central e de grande muvuca, então, como há muitas opções de lazer e comida, é preciso chegar lá com algum guia ou filtro…Vamos ajudar você a comer tão bem quanto irá curtir a praia.

Para um almoço especial num local descontraído, vá até a Casa de Taipa, aproveitando para pedir a famosa carne de sol, afinal, estamos no Nordeste. Se quiser pegar mais leve, peça uma tapioca da casa para quebrar o galho.

Na Barraca do Caranguejo você encontra um ambiente mais “povão”, com música rolando, gente trocando ideia e “tomando umas”, com aquele clima de fervo de praia. Se não quiser almoçar, uma casquinha de caranguejo certamente vai “enganar” bem!

Praia dos Artistas

Ainda pela parte central de Natal, a praia dos Artistas é um lugar bem frequentado. Por ali também ficam alguns bons bares noturnos.

Três praias compõem essa região: a praia dos Artistas, a praia de Areia Preta e a praia do Meio.

Rumo sul

natal em novembro - praia do pirangi
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

Bom, queridos parceiros, vamos agora descer para a região sul, e ir o máximo que pudermos para lá, até visitarmos as melhores praias.

No município de Parnamirim, depois de passar a praia do Cotovelo, encontraremos duas belezas: a Praia de Pirangi e o Cajueiro de Pirangi, que não é praia, mas tão inesquecível quanto.

O Cajueiro de Pirangi é o maior cajueiro do mundo. Poderia ser considerado ele mesmo um parque. São 500 metros cobertos pelo Cajueiro, mas no total a cobertura passa de 8500 metros quadrados.

É muito boa a sensação de ficar caminhando na estradinha, em uma sombra longa, onde todos galhos pertencem à mesma árvore.

E já que estamos falando sobre visitar Natal em novembro, neste mês, é possível colher os cajus com as próprias mãos.

Ainda pelo litoral, a praia de Pirangi é muito legal para ir com crianças, ou para quem gosta de água mais calminha, e às vezes, bem morna.

Com piscina natural para todos os lados, Pirangi é aquele lugar que você chega para dar uma molhadinha nos pés e vai ficando…

Normalmente acontecem festas e eventos da comunidade ali pela praia, como o Viva Folia. Parnamirim fica a 15km de Natal, bem tranquilo.

Parrachos de Pirangi

Outra cena imperdível para quem está visitando o Rio Grande do Norte é poder ter uma vivência em um dos parrachos da costa. Parrachos são formações rochosas do tipo recifes de corais, que formam pequenas lajes, onde é possível ir se banhar, como em uma piscina rasa.

Mas a atividade mais impressionante a praticar nos parrachos é o mergulho, para apreciar a atividade submarina. Como o chão fica próximo, usa-se um snorkel para ficar um bom tempo com o rosto submerso, vendo os peixinhos e os próprios corais abaixo.

Rota do Sol

Descendo pelo litoral sul, a estrada não para de apresentar uma praia linda após a outra, através da chamada Rota do Sol. Após Pirangi, tem a praia de Búzios, depois os Pirambúzios e aí a pequena Praia de Tartaruga.

Você também verá o Mirante dos Golfinhos, um lugar situado no Município de Nísia Floresta. Ali também fica a grande praia de Tabatinga, mais um lugar sensacional.

Em dias de maré alta, os golfinhos dão as caras: basta dar um pouco de sorte.

Aproveite sua passagem para comer no Camarão do Olavo ou Camarão do Arnaldo, os mais conhecidos.

Mais ao sul, a lagoa de Arituba é mais um lugar para passar umas horinhas, repousando na água doce.

Na praia de Camurupim, com maré baixa, há um lugar no meio das rochas, a “Pedra Oca”, uma saliência na pedra para explorar e até tomar um banho.

Praia da Pipa, um espetáculo à parte durante novembro

natal em novembro - praia da pipa
Créditos de Imagem: RAYWAY (TripAdvisor)

A praia da Pipa é um balneário com algumas praias menores, como a Praia do Madeiro e a Praia do Amor. Mas são nove praias que compõem o balneário.

A praia de Pipa tem um nome histórico: quando os navegadores portugueses passavam pela costa e avistaram uma pedra em forma de pipa, batizaram esta praia. “Pipa” é como chamavam o barril de vinho ou azeite.

A praia da Pipa tem um um santuário ecológico com área de proteção: foi definida como área de preservação de tartarugas marinhas, na extensão toda. E ainda tem a vista das falésias, que dão o desenho típico das praias da região.

É uma delícia visitar a praia da Pipa durante novembro. Não deixe de incluir no seu roteiro!

As belezas do litoral norte

natal em novembro - maracajau
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

A praia da Redinha, a primeira praia logo na saída de Natal, ao sul de Extremoz. Aqui também você encontra o Mercado da Redinha.

Mais ou menos 20 quilômetros ao norte e ainda na cidade de Extremoz, aparece a praia preferida da cidade, a praia de Genipabu.

Com areia branquinha e lagoas naturais sobre as dunas, é um lugar inesquecível, de contar para todos. A lagoa de Genipabu, no alto das dunas, não pode deixar de ser visitada.

Você pode aproveitar também para fazer aquele passeio de buggy, que rola bastante em novembro.

Parrachos de Maracajaú

Se ainda não fez aquele passeio de barco nem visitou um coral de recifes, a hora é essa. Visitar os parrachos de Maracajaú vale o investimento. É uma vivência difícil de encontrar em outras praias.

Com guias treinados para executar o passeio, vale a pena ver com os próprios olhos o maravilhoso trabalho esculpido pela natureza.

Aqui o mergulho é mais fundo, e os corais se estendem por mais ou menos 10 km. Mas tudo é feito de modo que seja muito bem aproveitado e seguro.

A Lagoa de Pitangui é uma beleza rara. Tem uma água esverdeada nas bordas e super azulada no centro, para deixar você de queixo caído. É bom não vir com pressa.

Em volta da lagoa tem quiosques e a infraestrutura necessária. As dunas vão estar por lá também.

Bom proveito!

Com este tour organizado pelo blog, esperamos que sua escolha por Natal para o mês de novembro seja digna de boas memórias.

E que possa ir em pelo menos metade das praias que apresentamos aqui, lembrando que existem muitas outras, não só na região de Natal, mas em todo Nordeste.

Seguindo o roteiro redondinho ou “deixando fluir”, o resultado deve ser sucesso puro, pois Natal é pura magia e tem muitas opções.

Se puder, não esqueça de dar aquela atenção à parte histórica: são lugares que apresentam muitas curiosidades e envolvem muito da luta dos antepassados do povo, motivo de orgulho patriótico. Assim, contribuindo com museus e com o patrimônio cultural, estará ajudando a manter o que pertence a todos nós, além de manter viva a memória para as próximas gerações.

Vamos deixar um link com dicas para que você possa organizar bem suas malas: pode clicar aqui.

E fique de olho no blog para dicas diferenciadas de viagem. O prazer foi todo nosso! Até a próxima.

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais