Natal em março: como aproveitar durante o mês?

A cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, é conhecida por ter uma média de 300 dias de sol por ano. Por isso, ela pode ser visitada em praticamente qualquer época do ano. Mesmo assim, será que vale a pena viajar para Natal em março?

Assim como acontece na maioria das cidades litorâneas do Brasil, o verão em Natal é o período de alta temporada. Por isso, as festas, atrações e hotéis ficam sempre cheios e mais caros.

Mas, depois do Carnaval começa a baixa temporada em Natal. Logo no começo de março a quantidade de turistas diminui consideravelmente.

Contudo, como março é um mês de transição de estações, os dias nublados e chuvosos são mais comuns. Por isso, apesar dos preços mais baixos, é normal nos perguntarmos se realmente vale a pena arriscar comprar uma viagem para Natal em março.

Para responder essa pergunta de uma vez por todas, no post de hoje vamos falar sobre o clima na capital potiguar nessa época do ano, as vantagens de viajar em baixa temporada e o que fazer em Natal em março. Confira a seguir!

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

Natal em março: como é o clima?

O mês de março em Natal marca a transição para a estação das chuvas.

Em média, o volume de chuva mais do que dobra em relação a fevereiro, deixando o clima mais úmido. Além disso, também a probabilidade da cidade ter dias nublados aumenta ligeiramente em relação ao mês anterior.

Mesmo assim, as temperaturas da cidade de Natal em março permanecem altas. De acordo com a média registrada nos últimos anos, a temperatura varia entre 27 ºC e 30 ºC. Além disso, a duração média do dia durante o mês de março é de 12 horas.

Então, embora esse não seja o melhor mês para visitar a capital potiguar por causa do aumento das chances de chuva, ainda assim é pouco provável que o tempo atrapalhe a sua viagem. Geralmente, as chuvas que ocorrem durante o mês de março em Natal são leves e passageiras.

Mesmo assim, se você quiser se precaver, tente agendar a sua viagem para a primeira quinzena de março, pois as chances de pegar um dia ruim são menores. Além disso, você também pode se hospedar em um resort. Assim, você não fica sem ter o que fazer caso chova.

Aproveite a baixa temporada: 4 motivos para viajar para Natal em março

De fato, Natal é muito cheia no verão, época de férias escolares. Mas, se você tem a oportunidade de viajar nos meses de baixa temporada, como em março, com certeza a sua experiência pode ser muito melhor.

Geralmente, as praias e outras atrações turísticas estão mais tranquilas e vazias, a vida noturna continua agitada e você ainda consegue contratar pacotes mais baratos. Por isso, conhecer Natal em março pode ser maravilhoso.

Ainda tem dúvidas? Então, veja quatro motivos para viajar para a capital potiguar durante a baixa temporada.

1. Menor fluxo de pessoas

Sem dúvida, a maior vantagem de viajar para Natal em março é que nessa época do ano o número de turistas cai bastante. Afinal de contas, o verão está chegando ao fim e a temporada de férias escolares já passou.

Por isso, se você gosta de lugares mais tranquilos, esse é um dos melhores meses para conhecer a capital potiguar. Você vai conseguir aproveitar as praias mais vazias e não terá dificuldades para conseguir vagas em restaurantes, hotéis e nos passeios turísticos pela região.

2. Economia de dinheiro

Por ser uma época do ano com menos movimento em Natal, é normal que os hotéis, companhias aéreas e agências de viagens façam algumas promoções para atrair os visitantes. Por isso, agendar uma viagem para março pode ser muito mais barato do que durante a alta temporada.

O mesmo acontece nos bares, restaurantes e outros negócios locais. Sem contar que com menos pessoas, o atendimento geralmente é melhor e mais rápido. Por isso, além de economizar você vai ter uma experiência muito melhor.

3. Pontos turísticos mais calmos

Além das praias mais vazias, os pontos turísticos de Natal estarão muito mais tranquilos. Por isso, o seu dia vai render ainda mais, pois você precisará esperar em filas ou dividir espaços com outras milhares de pessoas.

Além disso, com os pontos turísticos mais calmos, você terá mais oportunidade de tirar fotos únicas, sem pessoas desconhecidas no fundo.

4. Festas típicas

Se você vai para a capital potiguar em março e procura mais agitação, você pode aproveitar os feriados e as festas típicas da região.

Nesse sentido, sem dúvida o Carnaval é o evento mais esperado do verão. Geralmente, ele ocorre entre os meses de fevereiro e março. Caso você viaje para Natal durante esse feriado, você vai poder aproveitar blocos de ruas nos bairros Ribeira, Ponta Negra e no Centro.

Mas, lembre-se: durante o Carnaval é bem provável que a cidade esteja bem cheia. Então, se você quer tranquilidade e preços mais baixos, o ideal é evitar os feriados, principalmente os prolongados.

Outro evento típico da região é o Dia Nacional da Poesia, comemorado no dia 14 de março. Essa data foi instituída em homenagem ao poeta Castro Alves que nasceu nessa mesma data.

Para os amantes de artes e literatura, esse é um evento incrível, pois Natal é uma das poucas capitais a fazer um grande evento. Nesse dia, são feitas exposições e declamações de poesias por toda a cidade. Se você é fã, vale a pena conhecer!

O que fazer em Natal em março?

Apesar da maior probabilidade, viajar para Natal em março pode ser uma experiência incrível. Como nesse mês ainda faz bastante calor, é possível aproveitar os passeios típicos da região. Veja a seguir algumas dicas legais!

Andar de buggy

Com certeza, um dos melhores passeios para fazer em Natal é andar de buggy.

Além de aproveitar a emoção de subir as Dunas de Genipabu, você ainda pode conhecer 3 lagoas, 4 parques e 9 praias, dependendo da duração do passeio. Além disso, na Praia de Genipabu é possível andar de dromedário e descer de aerobunda.

Geralmente, o passeio de buggy começa às 8h00 e termina às 15h. Contudo, é bom pesquisar bastante antes de contratar uma empresa, pois alguns bugueiros podem fazer um roteiro personalizado.

Fazer um bate e volta para Pipa

O bairro de Pipa (Tibau do Sul – RN) fica a apenas 85 km do centro de Natal. Embora você precise viajar um pouco, sem dúvida vale a pena visitar a região e conhecer seus pontos turísticos. Os principais são:

  • Mirante de Cacimbinhas;
  • Praia do Amor;
  • Praia do Madeiro;
  • Baía dos golfinhos;
  • Praia das Minas;
  • Praia de Sibaúma;
  • Mirante Sunset Bar;
  • Chapadão de Pipa.

Praticar mergulho

Outro passeio incrível para fazer em Natal em março é praticar mergulho para observar a vida marinha. Atualmente, estes são os três melhores lugares para mergulhar:

  1. Parrachos de Maracajaú: tem águas mornas e transparentes e muita vida marinha. Por isso, muitos chamam a região de Caribe brasileiro. Porém, como os Parrachos de Maracajaú são mais profundos é necessário saber nadar;
  2. Parrachos do Rio Fogo (conhecido como passeio de Perobas): apesar de adentrar cerca de 5 km da costa, os Parrachos do Rio Fogo são rasos e você pode ficar em pé tranquilamente. Então, se você não sabe nadar essa pode ser a melhor opção;
  3. Piscinas Naturais de Pirangi: embora não sejam tão profundas e nem tão transparentes, as piscinas naturais de Pirangi tem a vantagem de não precisar ir muito longe para mergulhar.

Contudo, antes de praticar mergulho sempre se lembre de consultar a tábua de maré. Assim, você vai poder aproveitar toda a beleza do passeio com segurança.

Passear em Galinhos

A cidade de Galinhos fica a aproximadamente 160 km de Natal. Embora você precise fazer uma viagem de cerca de duas horas para chegar na região, o passeio é incrível.

A cidade é muito charmosa e parece que parou no tempo: tem poucos carros, uma natureza exuberante e casas simples.

Basicamente, o passeio em Galinhos se resume a conhecer a cidade. Ele passa pela Praia de Galinhos, a Lagoa de Capim, o Farol de Galinhos, a Praia de Galos, as Dunas Salineiras e as Dunas André. Uma parte do passeio é realizada de buggy e outra parte de barco.

Conhecer o Maior Cajueiro do Mundo

Outro passeio imperdível em Natal em março é visitar o Maior Cajueiro do Mundo. Ele fica na Praia de Pirangi e tem cerca de 8.500 m² de copa e 20 metros de altura, o que equivale ao tamanho de 70 cajueiros normais.

Além disso, durante o período de safra, a árvore chega a produzir entre 70 e 80 mil frutas.

Durante a visita, você vai conhecer mais sobre a história da árvore, experimentar um delicioso suco de caju e tirar fotos incríveis. Embora março não seja a época da colheita (quando os turistas podem experimentar a fruta direto do pé), sem dúvida vale a pena conhecer o Maior Cajueiro do Mundo.

Visitar o Forte dos Reis Magos

Outra coisa que você pode fazer em Natal em março é visitar um dos pontos turísticos mais importantes para a história da cidade, o Forte dos Reis Magos. Ele recebeu esse nome porque começou a ser construído em 6 janeiro de 1598, o Dia de Reis.

Atualmente, o forte é considerado patrimônio histórico e artístico brasileiro. Grande parte da sua estrutura ainda é original e o seu design remete ao período de transição da arquitetura medieval e a pré-moderna.

Para chegar até o forte, é preciso caminhar cerca de 500 metros sobre uma passarela que dá vista para a Praia de Genipabu, o Rio Potengi e para a Ponte Newton Navarro.

Embora o forte possa ser visitado todos os dias, se você quiser fazer uma visita guiada é necessário fazer uma reserva com antecedência por meio do telefone da administração.

Melhores praias de Natal para visitar em março

Ao visitar Natal em março, com certeza você vai querer conhecer as melhores praias. Afinal de contas, o litoral nordestino é o destino favorito dos brasileiros. Confira algumas indicações!

Praia de Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra é uma das mais famosas de Natal, pois é nela que fica o principal cartão postal do estado do Rio Grande do Norte, o Morro do Careca.

Em março, além de aproveitar a beleza da natureza e tomar um banho de mar, você pode praticar esportes aquáticos, como stand up paddle, andar de jangalancha e voar de parasail.

Leia também: “O que fazer na Praia de Ponta Negra? 6 excelentes sugestões para curtir!

Praia de Camurupim

De acordo com o Traveller ‘s Choice de 2021, a Praia de Camurupim é considerada a 4º melhor da América do Sul e se destaca pela qualidade do banho de mar. Ela tem o mar bem calmo e uma boa infraestrutura para receber turistas.

A Praia de Camurupim tem uma orla extensa, com pontos de alta e baixa maré. Além disso, ao longo da praia há várias barracas e restaurantes. Assim é possível ficar o dia todo por lá!

Praia Baía dos Golfinhos

Outra praia que você precisa visitar em Natal em março é a Baía dos Golfinhos, em Pipa. De acordo com o Traveller ‘s Choice de 2021, ela é a segunda melhor praia da América do Sul.

Ela recebeu essa classificação por causa do contato pela natureza, pois os golfinhos sempre aparecem para fazer acrobacias.

Além disso, as falésias da região formam um cenário maravilhoso. Você pode visitá-las de barco ou quando a maré estiver seca. Por isso, é sempre bom consultar a tábua de maré antes de visitar a região.

Praia do Madeiro

Por fim, a Praia do Madeiro também é excelente para tomar banho no mar, pois suas águas são cristalinas e tranquilas.

Além disso, ela também tem uma boa estrutura para praticar esportes aquáticos. Você pode encontrar vários animais marinhos, como tartarugas e golfinhos.

Porém, para chegar até lá você precisará subir uma escada de 240 degraus em meio a natureza. Mas acredite: o esforço vale a pena!

Quer continuar recebendo as melhores dicas para a sua viagem? Então, continue acompanhando o Mala Pronta Natal. Até a próxima!

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais