Morro do Careca em Natal: Uma das Principais Dunas do Brasil

Um roteiro para marcar sua nova vida depois da tenebrosa pandemia: visitar o Morro do Careca.

Se isso ainda for possível em 2021, será perfeito, porque você pode aproveitar a onda do filme “Duna”, que promete ser uma das maiores sensações do cinema esse ano, e conferir de perto o que é estar diante de uma.

Pois, o Morro do Careca é exatamente isso! Uma duna, mas não uma qualquer.

Uma duna com 107 metros de altura, uma das maiores da América do Sul, localizada na capital do Rio Grande do Norte, Natal, é tida como referência de ponto turístico na cidade devido à exuberância de sua paisagem.

Além disso, proporciona condições para se praticar esportes.

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

Por que “Morro do Careca”?

vista do morro do careca
Créditos: Focus Fotografia Turística

Mas por que esse ponto turístico é conhecido como Morro do Careca?

Isso se deve às suas condições geográficas, a composição de sua paisagem: uma faixa de areia rodeada por vegetação densa, natural e belamente verde.

Dessa forma, lembra a figura de um homem careca quando é vista de longe.

Talvez na foto você não sinta essa sensação, mas certamente você perceberá quando estiver ao vivo e a cores, chegando perto do local – mais um motivo para sair de casa e cair na aventura nas dunas de Natal.

Do paraíso do esqui-bunda à zona de proteção ambiental

O Morro do Careca fazia a festa dos natalenses que adoravam subir a elevação para assistir ao pôr do sol com a família, fazer declarações apaixonadas à cara-metade e pedidos de casamentos.

Enfim, era um local que propiciava uma cena bem romântica e inesquecível.

Além disso, tirar fotos em seu ponto mais alto era fazer um cartão postal por clique.

Também era uma prática muito comum entre os moradores de Natal – e também de turistas – descer o Morro do Careca para se divertir com o esqui-bunda.

Mas essa diversão precisou chegar ao fim. Isto porque o esporte, apesar de divertido e saudável, oferecia riscos ao meio ambiente – mais precisamente, à conservação das dunas.

Assim, a prática provocava a deslocação constante da areia, aumentando os riscos de modificar a geologia do local.

Para evitar a perda desse cartão postal, as autoridades de Natal decidiram proibir o esporte e fechar o acesso ao morro.

Sobre o ponto turístico hoje

morro do careca visto da praia de ponta negra
Créditos de imagem: annyfernandes90 (TripAdvisor)

Devido à necessidade de transformar a região do morro em uma zona de proteção ambiental, como ficam os turistas nessa história?

Por que vale a pena visitar o Morro do Careca hoje se não é possível conhecer a área, escorregar no seu famoso tobogã de areia?

Por muitos anos, o morro só pôde ser acessado por órgão ambientais, mas tudo mudou com a chegada de um evento histórico: o 7×1. Ou melhor, a Copa do Mundo no Brasil.

Já em 2011, quando foi anunciado ao mundo que o Brasil sediaria a próxima copa e de que Natal seria uma das cidades-sede, a prefeitura local voltou a olhar para a careca brilhosa e solitária.

Sem dúvida, o Morro do Careca é um belo atrativo, uma região capaz de atrair turistas e moradores, por isso as autoridades logo prepararam um plano de revitalização do lugar.

O projeto foi transformar o morro em um monumento ambiental e permitir o acesso de moradores e turistas, contudo, desde que o acesso fosse regulamentado de modo a preservar as áreas naturais.

E assim foi feito e permanece até hoje.

O turista que visitar o Morro do Careca não vai poder beijar o centro de sua cabeça, mas poderá vê-lo de perto, passar ao seu lado e desfrutar de muitas belezas naturais de seu entorno (mais detalhes a seguir).

Um último detalhe: na época do pré-Copa, preparou-se também um projeto de um bondinho para levar os turistas da região da praia de Ponta Negra até o Morro do Careca, mas essa ideia não saiu do papel.

Porém, essa possibilidade continua em aberto.

As atrações do Morro do Careca

piscinas naturais do morro do careca
Créditos de imagem: estrella_canalla (TripAdvisor)

Um lugar rodeado de vegetação natural soberba e de praias incríveis. Veja os principais destinos que enriquecem a região do Morro do Careca.

Praia de Ponta Negra-Natal/RN

O Morro do Careca fica localizado ao sul da praia de Ponta Negra, em Natal, RN.

Nessa  praia existe um projeto de se fazer um bondinho que leva os visitantes até o famoso e calvo morro, mas que ainda não foi feito (se é que um dia vai, mas vamos pensar positivo!).

Isso significa que a duna fica aos pés da praia de Ponta Negra. Os visitantes que forem até o local ao final do passeio vão se deparar com uma vista única de uma elevação natural equivalente a um prédio de 32 andares.

Mas o que há durante esse trajeto até o morro mais famoso da cidade de Natal?

Vários “cartões postais”.

A praia de Ponta Negra é uma excelente opção para desfrutar de um clima prazeroso ornado por uma paisagem fabulosa. Uma excelente opção de turismo!

Experimente se acomodar em uma das mesinhas cedidas pelos estabelecimentos do local e contemplar a vista, o mar.

Certamente, há um plus se fizer isso próximo ao morro.

Praia das Tartarugas

É uma tarefa complicadíssima achar na internet imagens ou relatos do que há atrás do Morro do Careca.

Mas, é  lá que se encontra a Praia das Tartarugas – praia que ganha esse nome por ser o local de desova de tartarugas marinhas no período natural delas.

Por isso, ao ir ao local de jangada, por exemplo, o visitante, se for o seu dia de sorte, poderá ser agraciado ao ver navegando as lindas tartarugas que povoam a área.

É um passeio e tanto contornar a encosta do Morro do Careca até a Praia das Tartarugas. A cena, sem dúvida, é inesquecível e as surpresas pelo caminho podem não ter fim.

Praia de Pirangi

A Praia do Pirangi é uma das mais incríveis de Natal e do Rio Grande do Norte para turismo. Ela se divide em duas.

A parte norte localiza-se na cidade de Parnamirim e a sul situa-se no município de Nísia da Floresta.

A sua grande extensão é palco das belezas naturais típicas do nordeste.

É, de fato, um show de exuberância de cores e de vida com a mãe natureza em seu esplendor máximo costeando as águas espumantes e belas refletindo a vibração do sol incessante.

Suas águas são mornas e, suas ondas, tranquilas – por isso a praia do Pirangi é ideal para os apreciadores de um bom mergulho.

Alugando uma lancha ou contratando um passeio de jangada, é possível sair de Pirangi e se deslocar até Ponta Negra e ainda visualizar a Praia da Tartaruga.

Como você bem sabe a essa altura, o Morro do Careca fica aos pés da praia de Ponta Negra e à frente da Praia da Tartaruga. Logo, neste passeio entre as praias, é possível vislumbrar a famosa duna de Natal com os seus mais de 30 andares de altura.

Portanto, vale a pena visitar essa região e tudo de bom e belo que ela oferece!

Perguntas e respostas

É proibido subir o Morro Careca?

Sim, pois a região se tornou área de proteção ambiental para evitar a erosão definitiva da areia.

Passados alguns anos, a duna foi reaberta ao público turista e de Natal em razão da chegada da Copa do Mundo, mas com áreas restritas.

O que se faz no Morro do Careca?

Visitação de trechos regulamentados para visita e exploração pelos órgãos ambientais.

Você pode acessar o mar do entorno da duna, como o de Ponta Negra. Os passeios de jangadas entre as praias de Pirangi e Ponta Negra são um espetáculo, assim como o passeio pela Praia da Tartaruga.

Qual praia fica atrás do Morro do Careca?

A praia conhecida pelos natalenses como Praia das Tartarugas, devido à grande desova de tartarugas marinhas no local.

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais