As 12 Melhores Praias de Natal

A fama das praias nordestinas é grande não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Mas, quando se pensa em Natal, Rio Grande do Norte, fica a dúvida: quais são as melhores praias de Natal?

De fato, todos os anos, turistas de todas as partes do planeta vêm ao Nordeste para aproveitar as férias de uma maneira especial: escutando o barulho do mar, tomando água de coco e desfrutando das melhores praias.

Se fazer uma viagem com esse objetivo é o que você quer, confira a nossa seleção com as melhores praias de Natal e região!

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

Quais são as melhores praias do Rio Grande do Norte que ficam em Natal e região?

Assim como todas as outras capitais e estados nordestinos, em Natal e em seus arredores encontramos praias especiais, com características singulares.

Com este artigo, queremos mostrar os maiores destaques da região para que você decida se quer aproveitar as suas férias nestas ou em outras praias nordestinas.

Ao todo, selecionamos não apenas 10 melhores praias, mas sim doze em que você terá excelentes experiências de modo geral, mas com propósitos diferentes. Confira o que temos a dizer sobre cada uma para entender sobre o que estamos falando!

1. Praia de Ponta Negra

melhores praias de natal - praia de ponta negra
Créditos de Imagem: carlosrC1774KK (TripAdvisor)

A Praia de Ponta Negra fica no bairro de Ponta Negra, em Natal/RN.

Assim, se você estiver hospedado na capital por pouco tempo, esse é um destino próximo que fica mais acessível, de modo que não é necessário sair da capital para chegar lá e curtir o dia.

Dessa praia, é possível ver um dos principais cartões postais da cidade, o Morro do Careca. Trata-se de uma duna com mais de cem metros de altura que faz um contraste muito interessante com os prédios e casas da capital.

Esportes aquáticos e muita badalação

Além de checar esse cartão postal, o visual da parte urbana de Natal e a vista litorânea, na Praia de Ponta Negra você pode praticar várias atividades bacanas com sua família, com seus amigos ou até sozinho.

Entre algumas das opções estão: o passeio de parasail, o passeio de barco, passeio de stand up paddle e, se quiser, pode até fazer aulas de surf.

Apesar de a praia ser ideal para a prática de esportes aquáticos, vale ressaltar que a praia também é própria para banho, principalmente na região mais próxima ao Morro do Careca.

Outro tipo de atividade interessante que atrai muitas pessoas à noite é a dança.

Perto da Praia de Ponta Negra, você encontra pubs e casas de forró em que é possível dançar bastante e, ainda que você ache que tem os “dois pés tortos”, encontrará alguém disposto a ensinar alguns passinhos!

Além disso, a Praia de Ponta Negra conta com uma estrutura excelente para quem está à procura de experiências gastronômicas memoráveis.

O local conta com diversos restaurantes que entregam aos turistas e locais o melhor da gastronomia potiguar.

Portanto, se quiser provar pratos como a moqueca de camarão, a paçoca de carne de sol e as deliciosas tapiocas locais, a Praia de Ponta Negra é um dos pontos turísticos que você deve comparecer (e curtir a vida noturna).

2. Praia do Forte

melhores praias de natal - praia do forte
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

Ainda na capital, outra visita que vale muito a pena fazer é a Praia do Forte (local com águas calmas).

Para chegar lá, você deve ir até o bairro de Santos Reis. Junto a essa praia, você também encontra duas outras que podem ser desfrutadas em uma mesma visita: a Praia da Redinha (uma antiga vila de pescadores) e a Praia do Meio.

Sem dúvidas, é um lugar com muita história, o que a torna fundamental para conhecer a importância de Natal para o Rio Grande do Norte e para o Brasil.

Ponto histórico

Nela, você encontra o Forte dos Reis Magos, que foi o ponto de partida para a criação da capital. A partir desse local, a cidade começou a se desenvolver e se tornou aquilo que conhecemos hoje.

Diferentemente do que apontamos para a Praia de Ponta Negra, o entorno da Praia do Forte é mais deserto. Assim, restaurantes, hotéis e outras estruturas urbanas não ficam tão próximos.

Porém, esse não é um ponto necessariamente negativo. No geral, os turistas gostam muito de visitar a praia porque desejam curtir uma das paisagens litorâneas mais irretocáveis da capital.

Quando estiver por lá, não deixe de fazer uma visita ao Forte dos Reis Magos, uma belíssima obra que, surpreendentemente, fica no mar. Para acessá-la, é necessário atravessar a pé uma passarela.

Se certifique de ir lá sabendo dos horários do local, assim você pode entrar e ficar por dentro de toda a história do lugar. A arquitetura interna é igualmente linda e a visão da praia de lá é sensacional.

Além de desfrutar do passeio pelo forte e da vista, aproveite também as piscinas naturais abundantes do lugar. Elas são ótimas para banho, com água bem morna, e fazem muito sucesso principalmente com as crianças!

Por fim, aconselhamos que você também vá perto do horário de o sol se pôr. De lá, você tem uma visão muito boa da Ponte Newton Navarro, outro grande cartão postal de Natal.

Indicamos que vá por volta das cinco da tarde porque o pôr do sol com vista para o mar e a ponte é o mais belo de toda Natal. Vale muito a pena conferir!

3. Praia de Genipabu, destaque entre as praias de Natal

praia de genipabu
Créditos de Imagem: Domingo R (TripAdvisor)

Não muito distante de Natal, a 25 quilômetros de distância, fica o município de Extremoz, lar da majestosa Praia de Genipabu.

Se você estiver de carro ou tiver condições para se deslocar para lá, terá uma das melhores experiências possíveis em uma praia nordestina.

O lugar é tão bonito que já serviu de cenário para muitas produções para a televisão, como é o caso das novelas “O clone” (2001), “Tieta do Agreste” (1989) e “Flor do Caribe“(2013).

Quer saber o que há de tão incrível para encontrar na Praia de Genipabu?

Para começo de conversa, as dunas de areia super branca e fininha compõem a parte mais marcante do cenário. Além de serem muito bonitas, elas são o ambiente ideal para a prática de várias atividades bacanas.

Os famosos passeios de buggy

Entre as atividades da região, estão os passeios de buggy, famosíssimos na região. Você pode desfrutá-los pelo menos de duas maneiras.

Na primeira delas, você faz um passeio cheio de manobras radicais e ousadas entre as dunas. Nele, é comum que os motoristas façam a famosa pergunta: “com ou sem emoção?”. De todo modo, é uma aventura daquelas para não esquecer jamais!

O outro modo de desfrutar do passeio de buggy é fazendo o trajeto do Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu. Nele, você consegue ver de perto a fauna exuberante do local, que é preservada.

Portanto, seja você um amante do turismo ecológico ou da aventura, a Praia de Genipabu tem experiências bacanas para te oferecer.

Caso queira se hospedar por lá, há diversos hotéis e pousadas para todos os bolsos. A estrutura para turistas é muito boa, então você encontrará muitos restaurantes bacanas e passeios legais.

4. Praia do Amor

melhores praias de natal - praia do amor
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

À procura de um bom destino para férias a dois? Como já diz o próprio nome do lugar, a Praia do Amor é o lugar apropriado para isso.

Esteja você em uma lua de mel ou apenas querendo um passeio mais romântico, não deixe de conhecer. Afinal, o lugar é paradisíaco e você entenderá o porquê logo a seguir.

Local ideal para momentos românticos

Na Praia do Amor, o cenário é extremamente favorável para encenar aquelas cenas de cinema em que o casal caminha apaixonado pela praia, ao pôr do sol, ouvindo o farfalhar das ondas e das folhas ao redor.

Para compor esse cenário cinematográfico, o local conta com piscinas naturais, falésias, um mar agitado e um pôr do sol espetacular.

Ademais, quando vista de cima, na maré baixa, a praia tem um formato de coração. Ou seja, desde o seu formato até os elementos que a compõem, essa praia oferece romance.

Para chegar lá, é necessário ir até a vila de Pipa, que fica a cerca de 90 quilômetros da capital. Essa vila, por sua vez, fica no município de Tibau do Sul.

Uma vez que você passe um tempo por lá, além da Praia do Amor você conhecerá outras das melhores praias do Rio Grande do Norte.

Entre elas estão a Praia de Pipa, Cacimbinhas, Praia do Madero, a Baía dos Golfinhos e algumas outras.

Enquanto estiver na região, aproveite com seu par as caminhadas pelas falésias ou na areia. Há muito para se ver e curtir bastante. Também não deixe de aproveitar o dia na água, seja nas piscinas naturais ou no mar.

No que diz respeito à estrutura, lá você encontrará pousadas, restaurantes e locais para fazer compras com muita facilidade. Então, há sempre muito o que fazer. Aproveite!

5. Praia dos Artistas

praia dos artistas
Créditos de Imagem: Ednda (TripAdvisor)

Caso esteja procurando por uma das melhores praias de Natal e do Rio Grande do Norte, mas sem sair da capital, visite a Praia dos Artistas.

Ela fica a apenas 5 quilômetros do centro e, inclusive, fica bem pertinho da Praia do Meio. Esta, por sua vez, fica perto da Praia do Forte, conforme já indicamos mais acima.

Assim, você pode tirar um ou dois dias para conhecer todos esses lugares que ficam próximos um do outro.

Apesar da proximidade, cada praia guarda a sua singularidade, e essa não é uma exceção.

Entre suas particularidades, há uma estrutura bastante organizada que se aplica à praia, aos policiamento e às atrações.

A água é própria para banho e atrai muitos turistas e locais principalmente durante o dia. Portanto, é comum encontrar a praia mais lotada. Se você está procurando um destino mais deserto, essa é uma das praias de Natal que não é a melhor opção.

Justamente pelo fato de haver bastante gente na praia com frequência, o policiamento é bastante eficaz na região. Por esse motivo, não precisa ir até lá preocupado, apesar de ser importante cuidar de seus pertences.

No que diz respeito a restaurantes e atrações, a praia é muito bem servida. Entre a água, a faixa de areia e a pista para caminhar, você encontra várias baladas, bares e locais para comer.

Especialmente nesse local, você ainda pode visitar o Centro de Artesanato de Natal. Lá, você pode adquirir várias obras autorais belíssimas, produzidas por artesãos locais.

6. Praia de Maracajaú

melhores praias de natal - praia de maracajau
Créditos de Imagem: Fabiana S (TripAdvisor)

Quando você escuta a palavra “Caribe”, qual é a imagem que lhe vem à mente?

Provavelmente, você deve pensar em águas cristalinas, um lugar em que é possível mergulhar e que fica isolado. Um verdadeiro paraíso, não é?

Bom, pois se essas são características atraentes para você em uma praia, saiba que você encontrará algumas delas na Praia de Maracajaú.

Ela é uma das melhores praias do Rio Grande do Norte e é conhecida como o “Caribe Brasileiro”.

Ou seja, essa praia se destaca entre todas as praias brasileiras como aquela que mais guarda semelhanças com as praias caribenhas. Abaixo, você entenderá o porquê.

Em primeiro lugar, na Praia de Maracajaú conta com uma das principais características do mar caribenho: águas extremamente azuis e muito cristalinas.

Contato com fauna e flora brasileira

Pelas suas águas perfeitas, um dos grandes atrativos da praia são os mergulhos. Ao mergulhar, você tem um contato super próximo com a fauna e a flora marinhas. Os passeios são extremamente belos e super marcantes.

Vale lembrar que você não precisa ser nenhum especialista em mergulho para aproveitar a Praia de Maracajaú.

Inclusive, o “mergulho de batismo” nos corais de Maracajaú é extremamente recomendado para quem quer começar.

Na maré baixa, esses corais ficam visíveis e se transformam em uma grande piscina natural na qual é possível mergulhar com segurança, sempre com o auxílio de um instrutor.

A depender do seu nível de experiência, você pode escolher vivências mais ousadas.

Além do mergulho, o local é adequado para a prática de várias práticas esportivas na água. São exemplos o surf, windsurf, kitesurf e o stand up paddle.

Caso não seja muito fã das práticas esportivas, existe a possibilidade de fazer passeios de catamarã ou lancha.

Como boa parte das praias de Natal e do Rio Grande do Norte, nessa você também encontra uma estrutura hoteleira muito boa.

O ambiente é favorável à recepção de turistas, então espere encontrar bons restaurantes e locais em que é possível fazer boas compras!

Você também poderá conhecer os Parrachos de Maracajaú.

7. Praia do Meio

Entre as praias de Natal, a Praia do Meio é um dos locais mais frequentados pelos locais da capital do Rio Grande do Norte.

Ela fica entre duas das melhores praias de Natal sobre as quais já comentamos: a dos Artistas e a Praia do Forte.

Embora as praias mais urbanas geralmente contem com bastante estrutura no que diz respeito a gastronomia, hotéis e outros tipos de estabelecimento, a Praia do Meio conta com menos quiosques e barracas.

Apesar disso, os preços nos locais são mais acessíveis, o que chama atenção dos locais procurando por um lugar para relaxar sem gastar muito.

Por esse motivo, a movimentação por lá é grande e também é possível encontrar algumas pessoas fazendo passeios de buggy.

Nesse ponto, a praia se mostra uma boa escolha para pessoas com propósitos diferentes. Você pode ir lá para tomar banho, contratar um passeio de buggy, tomar sol e até fazer uma caminhada.

8. Praia de Tourinhos

praia de tourinhos
Créditos de Imagem: Ruma Sem Rumo (TripAdvisor)

Praia Tourinhos ou Praia de Tourinhos é o nome de uma das melhores praias do Rio Grande do Norte. Ela fica no município de São Miguel do Gostoso.

Esse município conta com várias atrações e praias, o que o torna um dos melhores destinos para quem visita Natal ou o Rio Grande do Norte.

O município fica a mais de cem quilômetros da capital, o que não o torna muito atrativo para quem está sem tempo.

Porém, se você tem tempo e transporte para viajar de Natal até São Miguel do Gostoso, faça isso. A região não vai te decepcionar.

Mais especificamente na Praia Tourinhos, você encontra o pôr do sol mais bonito da cidade, as tradicionais dunas comuns da região, além de águas limpíssimas e excelentes para banho.

Para muitos turistas, é uma das melhores praias de Natal e região, senão a melhor de todo o Rio Grande do Norte.

9. Praia de Camurupim

melhores praias de natal - praia de camurupim
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

Entre as melhores praias do litoral sul do Rio Grande do Norte está a Praia de Camurupim. Ela fica a apenas trinta quilômetros da capital e é muito conhecida pela beleza de seus arrecifes.

Arrecifes são formações rochosas que geralmente ficam submersas quando a maré está alta, mas ficam visíveis em maré baixa.

Na Praia de Camurupim, você não só pode ver os arrecifes como passear sobre eles.

Obviamente, como eles dividem a praia do mar aberto, este passeio oferece aos turistas vistas espetaculares de uma perspectiva do meio da água. É muito interessante.

Nesta praia você ainda encontra restaurantes, um povo extremamente hospitaleiro e uma fauna bastante preservada.

Portanto, se quer um contato profundo com a exuberância da natureza nordestina, não deixe de visitar esta que é uma das melhores praias de Natal e região.

10. Praia da Pipa

praia da pipa
Créditos de Imagem: Giselle V (TripAdvisor)

Também conhecida como Praia de Pipa, a Praia da Pipa, uma das mais conhecidas da região, fica a oitenta quilômetros de Natal.

Ela fica no município de Tibau do Sul, no distrito de Pipa, local em que também está a Praia do Amor, sobre a qual já falamos.

Caso planeje uma viagem mais longa pelo Rio Grande do Norte, não deixe de dar uma esticada até essa que é uma das praias mais lindas de toda a região.

Nela você encontra falésias, um pôr do sol de tirar o fôlego, pode observar golfinhos e se divertir muito na vila que se construiu em função desta praia.

Há baladas, restaurantes, pousadas e muitas opções para se divertir.

Vale destacar: uma característica que marca os estabelecimentos de modo geral é o charme. Portanto, caso deseje uma estadia em um lugar encantador, que faça a viagem valer a pena, visite a Praia de Pipa.

11. Praia do Madeiro

melhores praias de natal - praia do madeiro
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

Outra praia em Tibau do Sul, visite também a Praia do Madeiro, que é uma grande favorita entre os turistas.

Além de encantar os viajantes de outras regiões do Brasil, essa praia também é muito querida por quem vem de outras partes do mundo.

O que seduz tanta gente não é apenas um fator, mas vários.

Há a areia perfeita para caminhadas e uma “pelada” de futebol, a possibilidade de ver golfinhos, as ondas perfeitas para quem gosta de surfar e a paisagem exuberante, composta por dunas, falésias e a fauna da região.

12. Praia de Búzios

melhores praias de natal - praia de buzios
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

O Rio Grande Norte também tem uma Praia de Búzios para chamar de sua! Além disso, acredite: ela também é uma das melhores praias de Natal e região tal qual Búzios é uma das melhores praias do Rio de Janeiro.

A “Búzios nordestina” fica a cerca de vinte quilômetros de distância da capital, no município de Nísia Floresta.

Por ser pequena e ficar mais distante do agito de Natal, ela oferece uma boa experiência de imersão na natureza e na cultura do povo do Rio Grande do Norte.

Contudo, o tamanho não implica em uma estrutura deficiente. A praia de búzios possui boa estrutura, seja em termos de gastronomia quanto de hospedagem.

Ademais, por lá nunca faltam atividades bacanas para fazer.

Entre elas estão a prática de vários esportes aquáticos, os passeios de buggy, os banhos de mar e as caminhadas ao pôr do sol, que no Rio Grande do Norte é sempre belo.

Vale a pena conhecer também: praia de Pirangi do Norte, Praia da Barra de Tabatinga e Barra do Cunhaú.

Perguntas e Respostas

Qual é a praia mais bonita de Natal?

É difícil não se apaixonar pela Praia da Ponta Negra, em que é possível ver o pôr do sol, o Morro do Careca e a Ponte Newton Navarro.

Quais as melhores praias para banho em Natal?

Escolha aquelas em que há formação de piscinas naturais, como a Praia do Forte!

Qual a praia mais tranquila de Natal?

Todas as praias de Natal são muito tranquilas em pelo menos algum ponto. É importante ficar atento a quais são os melhores locais para banho.

Qual a melhor praia de Natal para família?

À procura de um lugar romântico? Escolha a Praia do Amor. Caso viaje com crianças pequenas, a Praia do Forte e a Praia de Búzios são opções legais.

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais