As 7 Melhores Lagoas em Natal

O Rio Grande do Norte é um estado riquíssimo em praias espetaculares, muito amadas por turistas do Brasil e do mundo.

No entanto, além das praias, a região conta com lagoas lindas e excelentes para banho, entre outras oportunidades de lazer. Então, vamos conferir as melhores lagoas em Natal?

Neste artigo, você confere especialmente quais são as melhores lagoas que ficam em municípios próximos à capital, Natal.

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

Conheça as 7 melhores lagoas do Rio Grande do Norte, perto de Natal!

Como mencionamos acima, as lagoas que indicaremos aqui ficam perto da capital potiguar. As indicações ficam na região, a alguns quilômetros de distância.

Se você tiver tempo para desfrutar das lagoas, além das praias, reserve alguns dias para sair de Natal e conhecer o que sugerimos a seguir.

Cada uma vale muito a pena por suas belezas naturais, apesar do tempo e do investimento em traslado!

1. Lagoa do Carcará

melhores lagoas em natal - lagoa do carcara
Créditos de Imagem: Deiwis Lima (TripAdvisor)

Começamos nossa seleção no município de Nísia Floresta. Trata-se de um dos destinos mais conhecidos do RN (litoral sul), pelas praias e pelas lagoas também.

A Lagoa do Carcará fica no sul do estado e é, sem dúvidas, um lugar que vale a pena conferir. O lugar costuma ficar mais vazio do que as praias da região e, por isso, é um ótimo destino para quem está em busca de tranquilidade para curtir o dia.

Lá, você desfruta de uma paisagem belíssima, com a areia branquinha, típica da região, e lindas piscinas naturais, com água azul e cristalina. Para quem está viajando com crianças, a Lagoa do Carcará é uma excelente opção. Seus filhos se deliciarão na água rasa, de temperatura atrativa.

Além disso, algumas atividades bacanas para fazer com a família são o passeio de pedalinho, buggy ou de caiaque. Fazer stand up paddle também é uma possibilidade!

2. Lagoa da Juventude

Ainda no município de Nísia Floresta, você pode visitar a Lagoa da Juventude. Na região, há muitos lugares com águas cristalinas belíssimas. Por esse motivo, há empresas que realizam algumas rotas pelas lagoas de Nísia Floresta em um dia.

Esses passeios costumam ser bastante aproveitados pelos turistas, que conhecem uma parcela significativa do local em pouco tempo.

Contudo, caso você não tenha tempo para realizar um trajeto tão longo, é melhor aproveitar as lagoas individualmente. Isso vale principalmente para as famílias com crianças pequenas, que cansam mais rápido.

Se você quiser conhecer apenas a Lagoa da Juventude, saiba que ela é conhecida principalmente pelos passeios de buggy e pelos banhos deliciosos que ela proporciona aos visitantes.

Nesta lagoa, também é possível mergulhar. Como as águas das lagoas de Nísia Floresta são muito cristalinas, o mergulho fica ainda mais interessante devido à visibilidade.

3. Lagoa de Arituba, uma das melhores lagoas em Natal/RN

melhroes lagoas em natal - Lagoa de arituba
Créditos de Imagem: pdias181 (TripAdvisor)

A Lagoa de Arituba (ou do Arituba) também fica em Nísia Floresta e é considerada por muitos a lagoa mais bonita da região.

De fato, o local guarda diversos atrativos para os públicos mais variados. Se você está buscando por aventura, pode investir em passeios de buggy, aerobunda, caiaque, stand up paddle e pedalinho.

Há ainda a possibilidade de fazer trilhas, curtir a água, que é deliciosa, e os pratos típicos da região.

Falando em alimentação, cabe ressaltar que é na Lagoa de Arituba que você encontrará uma das melhores estruturas entre as lagoas de Nísia Floresta. Isso vale para os restaurantes próximos, que evitam que você precise se deslocar para almoçar ou fazer um lanche.

Além da estrutura em gastronomia, a Lagoa de Arituba também é bem servida de pousadas. Assim, se quiser pernoitar no local ao invés de retornar para Natal, não precisa procurar demais por um hotel.

O lugar é bonito, a água é gostosa e há muito o que fazer para aproveitar. Portanto, não deixe de fazer uma visita a essa lagoa!

4. Lagoa de Alcaçuz

melhores lagoas em natal - lagoa de alcacuz
Créditos de Imagem: Augusto Tavares de Lira (TripAdvisor)

A Lagoa de Alcaçuz é um local muito bacana para curtir águas calmas e gostosas para banho. Porém, o principal atrativo do lugar não necessariamente é a lagoa. Nesse local, há uma trilha muito famosa: a Trilha de Alcaçuz.

Para percorrê-la, não é necessário ter experiência nesse tipo de atividade física. Tudo de que você precisará é alguma disposição para finalizar o trajeto de dezenove quilômetros de extensão.

Se quiser realizar o passeio, é importante reservar um tempo do seu dia, o que pode ser mais difícil caso você se comprometa com uma empresa que realiza o trajeto entre as lagoas de Nísia Floresta.

Para evitar o conflito de horários e trajetos, é importante se planejar direitinho para curtir o Rio Grande do Norte com conforto e sem pressa.

Além disso, é interessante também planejar quais esportes e aventuras você deseja experimentar tanto na Lagoa de Alcaçuz quanto nas outras lagoas.

Como já deve estar claro até aqui, você pode praticar esportes aquáticos em praticamente todas as lagoas. O mesmo vale para o passeio de buggy (quadriciclo), que você pode fazer nas lagoas e nas praias também.

O ideal seria planejar viagens combinando o máximo de experiências diferentes nos lugares, de modo a aproveitar tudo muito bem. Portanto, se você deseja fazer uma trilha, já sabe que a Lagoa de Alcaçuz é um bom local para isso.

Na parte rasa da lagoa, você poderá desfrutar de algumas redes.

5. Lagoa de Jacumã

melhores lagoas em natal - jacumã
Créditos de Imagem: Gerência (TripAdvisor)

Vamos te levar agora para outro município do Rio Grande do Norte: Ceará Mirim. A cidade fica a cerca de 35 km de Natal, o que significa que você pode se hospedar na capital e curtir o dia na lagoa sem problemas.

Como nas lagoas de Nísia Floresta, você pode praticar vários esportes aquáticos na famosa lagoa do local: a Lagoa de Jacumã. Lá você pode se divertir praticando skibunda, kamikase e aerobunda.

Estas são práticas que não são comuns a todas as lagoas do Rio Grande do Norte. Assim sendo, é importante visitar o local para ter experiências únicas e se divertir bastante.

Além de oferecer várias opções de entretenimento em aventura, a Lagoa de Jacumã ainda conta com vários outros atrativos. O local é muito bonito, cheio de cenas cinematográficas para quem tem vontade de fazer belas fotos de férias com a família ou os amigos.

É encantador o contraste entre o verde da vegetação, o branco das dunas e a água cristalina! Por fim, você ainda pode se deliciar com pratos típicos e petiscos, o que torna um dia nesta lagoa uma experiência muito mais gostosa.

6. Lagoa de Pitangui

melhores lagoas em natal - lagoa do pitangui
Créditos de Imagem: Felipe Miranda M (TripAdvisor)

Outro destino que vale muito a pena visitar se estiver em Natal é a Lagoa de Pitangui, que fica no município de Extremoz.

De fato, essa cidade é bastante conhecida no Rio Grande do Norte principalmente pelas praias, mas a lagoa também é um atrativo extremamente buscado pelos turistas.

Além de a lagoa ser linda, a estrutura do local é muito bacana. Ao chegar lá, você verá que a vegetação é abundante e se mistura muito bem às várias barraquinhas e quiosques disponíveis para servir os visitantes.

Assim, a sensação de quem chega é a de quem descobre um oásis moderno no meio do deserto, já que a lagoa é cercada por dunas de areia.

A água é bastante rasa perto da margem, o que a torna muito adequada para a diversão com crianças apaixonadas por banho de mar ou de rio. Para quem quer mergulhar, os pontos mais fundos do local chegam a cinco metros de profundidade.

Na lagoa, além de tomar banho, você pode passear de buggy e conhecer uma cachoeira e um riacho que ficam próximos. É possível também passear de pedalinho, caiaque e fazer stand up paddle.

Vale destacar que essa lagoa é um destino muito visado principalmente na época do Carnaval, pois, nessa época, festas ocorrem na região e a boa infraestrutura do local dão um suporte muito bacana para a curtição dos foliões!

7. Lagoa de Araraquara

Por fim, indicamos também a bela Lagoa de Araraquara, também conhecida como Lagoa da Coca-Cola. O motivo para chamá-la assim é a sua cor acobreada, que realmente lembra muito a cor do refrigerante.

Esta lagoa fica no município de Baía Formosa, cerca de cem quilômetros da capital.

De todas as indicações que trouxemos neste artigo, é a que fica mais distante. Entretanto, ela vale o esforço de se deslocar de Natal até Baía Formosa.

Afirmamos que a viagem compensa o deslocamento devido às características únicas da lagoa. Além de a água ter uma cor bonita, mesmo sem ser esverdeada ou azulada, tem uma temperatura morna muito gostosa para banho.

Para quem gosta de tomar um banho quentinho mesmo no escaldar do nordeste brasileiro, a Lagoa de Araraquara é uma excelente alternativa! Inclusive, há quem diga que esse “molho” seja rejuvenescedor, o que traz ainda mais pessoas atraídas pelo misticismo que envolve o lugar.

Além do banho que rejuvenesce, na Lagoa da Coca-Cola é possível realizar algumas das atividades que são comuns a praticamente toda lagoa citada aqui.

Um exemplo disso é o passeio de quadriciclo que, na verdade, é usado por muitos turistas como um método de transporte para transitar mais facilmente pelas dunas e chegar até as lagoas e praias.

E então, gostou do texto sobre melhores lagoas em Natal? Acompanhe sempre nosso blog, com as melhores notícias e muita informação de qualidade para você!

Viu as lagoas, mas gosta mesmo é de praia? Conheça algumas das melhores: Pipa, Ponta Negra e São Miguel do Gostoso.

Perguntas e Respostas

Quantas Lagoas tem em Natal?

Nós não indicamos nenhuma lagoa em Natal porque as lagoas mais famosas do RN ficam nas cercanias da capital.u00a0

Qual a melhor lagoa do Rio Grande do Norte?

A Lagoa de Pitangui é uma excelente opção para ocupar o posto de 'melhor', por causa de sua excelente infraestrutura e beleza.

Qual a maior lagoa do RN?

A Lagoa de Pitangui pode ocupar este posto. Sua extensão dificulta o acesso dos banhistas às partes mais profundas.

Quais são as lagoas mais bonitas do Rio Grande do Norte?

Como comentamos mais acima, a Lagoa de Arituba é conhecida como a mais bonita, ainda que todas as que citamos tenham sua beleza singular!

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais