Lagoa de Pitangui, um passeio incrível no Rio Grande do Norte

Visitando o Rio Grande do Norte? Então você deve incluir a Lagoa de Pitangui no seu passeio.

A Lagoa de Pitangui fica pertinho da capital do estado, ou seja, a 25 km de Natal, e é próxima de várias atrações que irão fazer valer a pena o esforço de se dirigir até o local.

Assim, a lagoa é conhecida por suas águas rasas e calmas, belíssimas na margem, e faixa de areia com vários quiosques bem estruturados que oferecem comes e bebes variados e deliciosos.

Um local indicado para toda a família se divertir, pois, até os pequenos e o mais velhos conseguem se refrescar sem medo e com tranquilidade até nos horários de pico.

De fato, isso é possível em razão das mencionadas águas rasas e calmas e por não ser localizado exatamente na capital do Rio Grande do Norte, apesar de muito próximo.

Aqui vai uma dica para quem estiver a passeio no bairro de Ponta Negra, provavelmente visitando a praia de mesmo nome.

Assim, os passeios de buggy no litoral norte costumam incluir uma parada na Lagoa de Pitangui.

Dessa forma, essa é uma formidável opção para acessar o local e conhecer essa atração turística famosa ao lado de Natal.

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

BR-101 até Extremoz

A Lagoa de Pitangui fica localizada numa pequena cidade do Rio Grande do Norte, Extremoz, no trecho norte do litoral de Natal.

Para chegar até o local, o visitante pode optar em seguir viagem pela BR-101 ou guiar por uma estrada paralela à costa.

Mas, no caso dessa segunda opção é necessário fazer uma travessia de balsa (o que é uma experiência sempre válida, principalmente se nunca usou esse transporte).

O tempo de deslocação de Natal (RN) até a pacata Extremoz é de 40 minutos, em média.

Mas o que há para fazer lá além de visitar a lagoa? Quais são as atrações do entorno? O que você pode esperar encontrar lá?

Tire todas essas dúvidas nos próximos tópicos!

Pontos turísticos no Rio Grande do Norte: o que há de bom na Lagoa de Pitangui e seu entorno?

mesas do restaurante em volta da lagoa do pitangui
Créditos de imagem: Rafael Vianna Croffi (Flickr)

Definitivamente, o passeio não se resume a banho, apesar de ser um dos destaques e proporcionar momentos relaxantes e agradáveis junto à família.

A viagem, se bem aproveitada e contando com um bom tempo para usufruir das atrações do local, certamente reservará ótimos momentos, paisagens incríveis para guardar na memória pelo resto da vida e surpresas muito gostosas.

Confira os destaques da região.

Lagoa de Pitangui

Naturalmente vamos iniciar nossas dicas sobre o que fazer no município contíguo à Natal (RN) falando de seu carro chefe: a Lagoa de Pitangui.

A lagoa, sem dúvida, é uma ótima atração tanto para crianças como para adultos. Tem margens rasinhas, boias e sinalizadores que indicam e delimitam as áreas mais seguras.

Prepare-se para desfrutar de momentos agradáveis contemplando e sentindo a bela natureza do entorno boiando em águas sem profundidade, mas serenas, límpidas e esplêndidas.

Os turistas podem nadar sem preocupações junto às crianças e ainda terem a oportunidade de registrar cenas incríveis se tiverem a fortuna de serem agraciados por um dia de sol e céu azul.

Dunas de Pitangui

vista da lagoa do pitangui com dunas ao fundo
Créditos de imagem: Mauricio Cavalcante (TripAdvisor)

Seguindo com as dicas de passeios na Lagoa de Pitangui, os turistas que se dirigirem até o local terão o prazer de desfrutar das belas paisagens proporcionadas pelas dunas.

Sim, bem próximo à lagoa existem diversas dunas que emolduram o visual e são um verdadeiro convite para passeios de buggy.

Próximo à região da Lagoa de Pitangui, há montanhas de areia de diversos tamanhos. Você se sente no deserto, participando das filmagens de filmes ambientados nesse tipo de cenário.

Sem dúvida, um passeio muito atrativo que rende belíssimos registros fotográficos e emocionantes corridas de buggy. Diversão garantida!

Uma boa pedida é deixar essa parte da viagem entre as primeiras opções e depois das dunas encerrar os passeios com um refrescante banho na Lagoa de Pitangui.

Uma última informação a respeito desse tópico é que a duna mais famosa entre as dunas da região é a Duna Dourada. Então, ponha no seu roteiro de viagem ao fazer uma parada no município de Extremoz.

Vibe praiana na Praia de Pitangui

Mesmo que já tenha percorrido todas as praias do litoral de Natal, valerá a pena conhecer a Praia de Pitangui. Você vai querer ficar o dia inteiro. Acredite.

O atrativo da Praia de Pitangui são os coqueiros e as dunas que cercam o lugar. Mais clima praiano, de “hula hula”, impossível. Motivos não vão faltar para se banhar nas águas dessa praia se você gosta de mar calmo e águas mornas.

Sim, esse ponto de parada próximo à Lagoa de Pitangui é dotada das apreciadas águas mornas verificadas em grande parte do Nordeste brasileiro.

Ou seja, além das lagoas de água doce com seus ambientes serenos, o turista tem mais uma opção de relaxar na água e se esquecer da vida na praia de Pitangui.

Bar da Lagoa: uma opção de alto nível

bar da lagoa do pitangui
Créditos de imagem: Rafael Vianna Croffi (Flickr)

Prosseguindo com as dicas do que fazer na Lagoa de Pitangui, já mencionamos anteriormente que o lugar conta com uma ótima estrutura na faixa de areia que cerca a lagoa.

Há vários quiosques bem montados e equipados na região.

De fato, a variedade de pratos que fornecem e o nível de serviço que proporcionam é para fazer inveja ou no mínimo igualar qualquer serviço oferecido nas praias mais famosas da capital do estado, Natal.

Mas, entre as ótimas opções disponíveis no lugar, o Bar da Lagoa se destaca. O estabelecimento é de alto nível e a refeição que prepara é divina.

A infraestrutura que fornece aos seus clientes é de tirar o chapéu. Tem cadeiras e mesas na água, pedalinhos e até playground infantil.

Para completar, o Bar Lagoa conta com um cardápio diversificado e com várias e boas opções.

O lugar é um ponto de encontro garantido para quem tem no conforto e comodidade qualidades imprescindíveis para uma viagem de sucesso.

Motivos não faltam para visitar as praias e lagoas do estado do Rio Grande do Norte e certamente a Lagoa de Pitangui é um dos melhores motivos.

Viagem de tirolesa na Lagoa do Pitangui

decida da tiroles nas dunas da lagoa do pitangui
Créditos de imagem: Thais Nobre (TripAdvisor)

Exatamente. Quem viaja até a Lagoa de Pitangui tem acesso a uma tirolesa para fazer uma viagem curta, mas intensa e prazerosa.

Sentir o vento no rosto e se deparar com uma vista única em local único e terminar o trajeto se refrescando na lagoa é uma experiência marcante.

Quem experimenta sempre recomenda a todos e se dispõe a repetir a viagem sempre que tem chance.

A Lagoa de Pitangui tem esse “brinquedo” a disposição! Não deixe de aproveitar essa experiência e viver fortes emoções.

Hospedagens próximas

O município de Extremoz conta com boas opções de casas de veraneio e hotéis para hospedagem. Selecionamos algumas opções para você. Confira:

Perguntas e respostas

Onde fica a Lagoa de Pitangui?

Fica localizada a 25km da cidade de Natal (RN), no município de Extremoz.

Como ir para Lagoa de Pitangui?

Há três possibilidades.

A mais divertida é via litoral norte do Estado do Rio Grande do Norte, aproveitando a parada do passeio de buggy.

Outra possibilidade é se dirigir à cidade vizinha de Natal pela BR-101.

Por fim, também dá para seguir caminho por uma estrada paralela à costa e depois por uma viagem de balsa.

O que tem na Lagoa de Pitangui?

Águas calmas, margens rasas, faixa de areia bem servida de quiosques com grande variedade de pratos e com alto nível de atendimento.

Além do lago, há dunas, praias e viagem de tirolesa.

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais