Dunas de Genipabu: conheça as famosas dunas no Rio Grande do Norte

Visitar as dunas de Genipabu é, praticamente, um destino obrigatório para quem vai até Natal, no Rio Grande do Norte.

Afinal, realizar um passeio de buggy nas dunas de Genipabu é um programa imperdível e, também, um dos mais famosos entre os turistas.

Com uma incrível extensão, as dunas de Genipabu oferecem, ainda, bares, lagoas e muitos ambientes naturais e típicos do Rio Grande do Norte. Lá, você encontrará uma série de belezas e aventuras (como o célebre passeio de buggy) para todos os bolsos e gostos!

Guia completo para transformar sua viagem para Natal em um sonho inesquecível

Apenas R$17

Chegando às dunas de Genipabu a partir de Natal/RN

lindas dunas de geni
Créditos: Focus Fotografia Turística

Usar um buggy para chegar às dunas de Genipabu é uma opção bastante acessada pelos turistas.

De fato, esse passeio tende a começar nos hotéis da região, por volta de 9h, com um roteiro que inclui o passeio por 3 lagoas, 3 parques de dunas e nada menos que 9 praias.

Empregamos, a seguir, um exemplo de passeio comum aos visitantes, cuja primeira parada, antes das dunas, é o Aquário Natal e, depois, a lagoa de Pitangui. Você poderá brincar e nadar, com pedalinhos e caiaques.

Uma boa dica é não perder tempo aqui.

Solicite ao bugueiro seguir até as dunas e inclua um passeio no parque das dunas móveis. No alto delas, os veículos podem deslizar “com emoção” ou “sem emoção” pelas dunas, segundo a vontade de cada passageiro em seu passeio.

Na sequência do passeio às dunas, o buggy corre pelas areias, à beira-mar, até chegar à lagoa de Jacumã.

Algo similar pode ser experimentado, por exemplo, na cidade de Ceará Mirim, que também fica próxima a Natal, capital potiguar.

É preciso destacar um dos pontos mais procurados por quem deseja um bom passeio em Genipabu: o famoso Bar 21. Trata-se de um estabelecimento exótico em Natal, devido à sua localização no cume das pedras situadas à ponta da praia.

Você terá uma fantástica vista para o mar e para as dunas de Genipabu.

Com efeito, as opções gastronômicas de Genipabu não diferem muito das encontradas em outros locais, quais sejam, pratos típicos de Natal e repletos de peixes e camarão.

Dunas móveis

No início da noite, os bugueiros retornam a Natal, após pegarem os seus passageiros nos hotéis pela manhã. Desse modo, é possível realizar diversos passeios por todo o litoral – conhecendo mais do que apenas Genipabu.

Isto é, você pode visitar vários parques com dunas móveis e dunas fixas, como as de Genipabu. Os passeios, conforme mencionado, podem ser realizados – segundo o jargão usual em Natal – “com ou sem emoção”.

Ou seja, os bugueiros de Natal indagam aos turistas como eles preferem subir e descer as dunas, em passeios com mais velocidade ou mais suaves.

Em Genipabu, o mais indicado é fazer o passeio “com emoção”, visto que tal atividade deixa os passeios de buggy pelas dunas mais divertidos. Porém, se estiver acompanhado por crianças pequenas, seja cauteloso!.

A importância das dunas de Genipabu

buggy em geni
Créditos: Focus Fotografia Turística

Conhecer as dunas de Genipabu – um dos mais interessantes cartões postais do Brasil – requer a compreensão de sua importância natural.

Essas montanhas de areias são extremamente porosas, absorvendo abundantes de água.

No litoral norte, elas são uma proteção imprescindível contra as ressacas, os temporais, as marés, bem como outros fenômenos climáticos.

Assim, essas características podem ser analisadas, por exemplo, nas lagoas formadas pelo rio Pratagi e as mais distintas praias.

Em função de sua relação com a oferta de água doce, elas devem ser protegidas de interferências humanas inadequadas, pois interagem com o meio ambiente, de forma que suas areias circulam e caem nos leitos dos rios.

É um ato contínuo: a areia retorna para os mares e, depois, para as praias. Esse fenômeno se repete em qualquer região litorânea.

As idades das dunas variam em função do transporte realizado pelo vento dos sedimentos arenosos. Logo, as correntes marítimas, a princípio, carregam abundantes de areia e as depositam ao longo do litoral.

A ação do vento incide sobre os sedimentos secos, modelando-os e acumulando-os nas partes mais elevadas, como vemos nos filmes que retratam animais como o dromedário.

Uma das melhores dicas para entender estes ecossistemas reside no fato de abrigarem uma diversidade biológica única.

Ali, podemos contemplar uma flora muito rica em espécies e uma fauna que conta com insetos, répteis, anfíbios, pequenos mamíferos (mas não dromedários, oriundos de certas regiões da África e da Ásia) e espécies de aves que usam as dunas para edificarem os seus ninhos.

Lagoa de Genipabu

dunas de genipabu com lago
Créditos: Focus Fotografia Turística

De modo a desfrutar da modalidade mais simples do passei de buggy (que, geralmente, inclui apenas a lagoa de Genipabu e as dunas de Genipabu), você pode, tranquilamente, se deslocar com o próprio automóvel até a lagoa de Genipabu.

Como o trajeto não é bem-sinalizado, recorrer a um guia é altamente recomendável.

Evidentemente, considere, ainda, as informações que este profissional pode prestar sobre a lagoa de Genipabu e as dunas de Genipabu, tornando o passeio de buggy ainda mais interessante.

Fique atento para otimizar, ao máximo, o seu tempo – dica válida ao viajar, por exemplo, pela praia de Genipabu, lagoa de Jacumã ou pela praia de Ponta Negra.

Chegue mais cedo e reduza a duração de suas paradas. Dessa forma, você aproveita mais!

Para que tudo corra bem durante o passeio de buggy, chegue cerca de duas horas antes do lindo pôr do sol – visão única e indescritivelmente bela na praia de Genipabu.

Assim, poderá fazer tudo com mais calma e usufruir de cada momento em seu passeio de buggy.

Cuidados necessários ao visitar as dunas de Genipabu

dunas de genipabu
Créditos: Focus Fotografia Turística

Há certos cuidados que, ao serem observados, fazem toda a diferença na distância que você percorrerá em sua visita às dunas e à lagoa.

Primeiramente,  faça o trajeto com motoristas experientes, habilitados para essas atividades. Tal como o dromedário, esses profissionais sabem como descer e subir as dunas.

Vale a pena recorrer a prestadores de serviço com conhecimentos acerca dos veículos utilizados e da região a ser visitada, pois, além de maior segurança, você poderá fotografar a lagoa Jacumã e de tantas outras atrações.

Outro fator que também vale a pena ter em conta é buscar indicações com amigos que já tenham passado pelo complexo turístico e, assim, não enfrentaram dificuldades ao se deslocar pela areia.

Caso possa pagar um pouco mais, aproveite as avaliações positivas de outros turistas, fazendo percursos privativos.

Desse modo, o veículo pode ser utilizado exclusivamente pelo seu grupo familiar que, então, poderá dedicar mais tempo às atrações preferidas, encontrando verdadeiros oásis para desfrutar em sua visitação.

Dicas essenciais

Ao visitar o litoral norte, o mais indicado é levar trajes de banho. Deixe de lado, chapéus e bonés (mas não o protetor solar), pois com a velocidade dos buggys em cada parada (cujos passeios podem ser pagos com cartão de crédito) será difícil mantê-los.

Outras dicas incluem:

  • Agende o roteiro com operadoras locais, pesquisando valores e comparando os melhores serviços;
  • A alternativa de fazer uma parada com um carro próprio e, parcialmente, com um buggy contratado, é válida pela economia. Negocie bem a estadia no hotel;
  • Lembre-se da possibilidade de tirar a melhor foto para guardar de lembrança;
  • No centro da cidade e no hotel, não é preciso reservar valores em espécie, mas, ao longo do percurso, ter dinheiro em mãos será bastante útil, por exemplo, para pagar a entrada no parque e pagar o bugueiro;
  • Não deixe objetos em seus bolsos enquanto estiver passeando de carro. O movimento e o balanço do carro podem fazer com que itens caiam pelo caminho, comprometendo, inclusive, a beleza da foto que você tirar;
  • As viagens de carro pelas dunas não são muito seguras, portanto, dê preferência aos bugueiros com experiência e habilidade. Sua foto ficará muito mais bonita, também, se estiver com as mãos livres e puder ajustar o centro do foco;
  • Conte com indicações de profissionais e de empresas confiáveis para contratar bugueiros credenciados. Além de buscar, sempre, a melhor foto da paisagem visitada, lembre-se de colher informações, também, sobre restaurantes e barracas.

Aerobunda

A tirolesa recebeu, no Nordeste, um apelido carinhoso: “aerobunda”.

O esporte é praticado em vários países e, até mesmo nos restaurantes, você pode receber folhetos que convidam os turistas a conhecerem essa divertida atração.

Há agências que oferecem passeios para o dia inteiro na região. Dê uma olhada!

Perguntas e Respostas

Como ir às dunas de Genipabu?

O melhor caminho consiste em sair de Natal atravessando a famosa ponte sobre o rio Potengi, chamada u201cNilton Pradou201d. Para tanto, você deve partir da praia do forte. A seguir, vire à esquerda quando atingir a Avenida Dr João Medeiros Filho. Quando encontrar o primeiro trevo, basta virar à direita, rumo à estrada para Genipabu.

Qual a distância de Natal para Genipabu?

É necessário percorrer, em seu passeio, dez quilômetros (por estrada) entre a Praia de Genipabu e Natal.

Em que cidade fica a praia de Genipabu?

Na cidade de Extremoz, pertencente à região metropolitana da capital do Rio Grande do Norte.

Não Transforme sua Viagem para Natal em um Pesadelo...

Guia Infalível sobre Natal com dicas de hotéis, restaurantes e todos os pontos turísticos.

Monte um Roteiro Perfeito para Natal em Apenas 60 Minutos - por apenas 17 reais